plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

17 de abril de 2024 - 23:59

O Assunto é Cinema celebra a memória de Ennio Morricone

Em tempos de isolamento em virtude da crise com a Covid-19, o programa O Assunto é Cinema com Clayton Sales passa a indicar produções dos serviços de streaming Netflix e Amazon Prime, além das eventuais resenhas de sempre sobre clássicos do cinema, trilhas sonoras e grandes diretores. O programa da Educativa 104.7 FM começa 10h30 podendo ser acompanhado pela rádio ou online pelo Portal da Educativa.

No programa desta terça-feira (07/07) Clayton Sales celebra a memória do compositor italiano Ennio Morricone, falecido nesta semana, aos 91 anos de idade. Mais conhecido pelas trilhas de spaghetti westerns compostas para o diretor Sergio Leone, Ennio Morricone nasceu em Roma em 10 de novembro de 1928. Foi compositor de mais de 400 partituras para o cinema e a TV e 100 peças clássicas.

A filmografia de Ennio Morricone inclui mais de 70 filmes premiados e trabalhos com grandes diretores italianos como Sergio Leone, Pier Paolo Pasolini, Giuseppe Tornatore, Dario Argento, Lucio Fulci entre outros. No cinema francês trabalhou com Henri Verneuil e Georges Lautner. Em hollywood, Ennio Morricone compôs para grandes nomes como Brian de Palma, Terrence Malick, John Carpenter e, mais recentemente, Quentin Tarantino.

Do canto dos coiotes em “O Bom, o Mau e o Feio” (1966) ao sopro do moribundo na harmônica em “Era uma vez no Oeste” (1968), Ennio Morricone compôs temas que grudaram na memória do público e marcaram não apenas o western mas também dramas épicos como “Decameron” (1971) e históricos como “Sacco e Vanzetti” (1971), giallos como “O Pássaro das Plumas de Cristal” (1970), comédias como “A Gaiola das Loucas” (1978), clássicos como “Cinema Paradiso” (1989) e até ficção científica com “Missão: Marte” (2000).

Ennio Morricone ganhou vários prêmios ao longo da carreira e acumulou indicações.  Em 2007 ganhou um Oscar pelo conjunto da obra. Apesar de ser nomeado em cinco ocasiões, Ennio Morricone só ganhou o Oscar por uma trilha composta em 2016, na sexta nomeação, por “Os Oito Odiados” dirigido por Quentin Tarantino. Confira abaixo um especial do canal do compositor com as tilhas compostas para os western spaghetti:

 

 

Entre os demais destaques do programa estão os aniversários de 35 anos estreia de “Dersu Uzala”, dirigido por Akira Kurosawa, e os 10 anos de “A Origem”, de Christopher Nolan. Clayton Sales homenageia o cineasta italiano Vittorio de Sica.

Nascido em 7 de julho de 1901 em Sora, na Itália, Vittorio De Sica foi um dos mais importantes diretores e atores do cinema italiano. Como ator estreou em 1932, no filme “Dois Corações Felizes”. Como diretor sua estréia foi em 1939, com o filme “Rosas Escarlates”. Em 42 anos de carreira recebeu três prêmios Oscar de melhor filme estrangeiro: em 1946 por “Vítimas da Tormenta”, em 1948 por “Ladrões de Bicicletas”, e em 1971 por “O Jardim dos Finzi-Contini”. É considerado o precursor do neorrealismo italiano e seu último filme foi “A Viagem”, com Richard Burton e Sophia Loren, e que estreou dias depois de sua morte, em Paris.

Sintonize – Apresentado por Clayton Sales, o programa O Assunto é Cinema traz a trilha sonora da sétima arte para as ondas do rádio, e vai ao ar às terças e sextas-feiras, a partir das 10h30 às 12h, na Educativa 104.7 FM, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa. Siga o programa nas redes sociais: facebook / instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *