18 de abril de 2024 - 06:07

O Assunto é a Sala de Aula no Cinema

Sidney Poitier em “Ao Mestre, com Carinho”

Em homenagem ao Dia do Professor comemorado ontem (15), o Assunto é Cinema trata hoje dos professores no cinema. Clayton Sales ainda homenageia Oscar Wilde, comemora os 20 anos do longa “Da Magia à Sedução” e ainda comenta o filme “Nasce uma Estrela”, em cartaz nos cinemas de Campo Grande.

Ao longo de toda a vida, convivemos com os mais diferentes mestres e mentores. Cada um pode falar sobre aquele professor que marcou a infância, a juventude ou mesmo a vida adulta, do primário à faculdade. E isso rende boas histórias, contos de superação e persistência protagonizados por grandes professores. Como não se emocionar com “Ao Mestre, com Carinho” onde um memorável Sidney Poitier resgata alunos esquecidos e os faz amadurecer. Do professor estoico como J. K. Simmons em “Whiplash” ao debochado Jack Black em “Escola do Rock”, todos temos um mestre como Robin Williams em “Sociedade dos Poetas Mortos” para nos lembrar. Fica aqui a homenagem inclusive ao próprio Clayton Sales, ele próprio um grande professor.

O dramaturgo e escritor, Oscar Wilde.

Oscar Fingal O’Flahertie Wills Wilde, mais conhecido como Oscar Wilde, nasceu em 16 de outubro de 1854 em Dublin, na Irlanda. Wilde foi um grande escritor, poeta e dramaturgo, responsável por algumas grandes peças do século XIX como “Uma Mulher sem Importância” e “A Importância de ser Prudente”. Publicou vários contos ao longo de sua carreira mas como romancista é autor de um único livro, o clássico “O Retrato de Dorian Gray”. Oscar Wilde ainda escreveu grandes novelas como “O Fantasma de Canterville” onde criticava o patriotismo exacerbado na Inglaterra. Com frases marcadas pela ironia e o cinismo, o sarcástico Wilde teve a obra adaptada aos cinemas em inúmeras ocasiões, a destacar as muitas adaptações do “Retrato de Dorian Gray” e os clássicos “O Leque da Lady Windermere” (1949) e “Armadilhas do Coração” (2002) entre outros tantos exemplos.

Um dos maiores sucessos de Sandra Bullock e Nicole Kidman, “Da Magia à Sedução”, completa essa semana 20 anos. O filme conta a história de Sally (Bullock) e Gillian Owens (Kidman), duas irmãs em uma família com poderes mágicos mas com uma maldição que as persegue há mais de duzentos anos: qualquer homem que se apaixona por uma delas, morre. A divertida comédia foi um sucesso de pública e crítica em 1998, marcando a carreira de ambas as protagonistas.

Protagonizado por Lady Gaga e dirigido por Bradley Cooper, “Nasce uma Estrela” conta a história da jovem cantora Ally (Lady Gaga) que ascende ao estrelato enquanto seu parceiro Jackson Maine (Bradley Cooper), um renomado artista com uma longa carreira, cai no esquecimento por problemas com o álcool. Os momentos opostos acabam por minar o relacionamento amoroso dos dois. Essa é a quarta versão do sucesso que já foi levado às telas em 1937, 1954 com Judy Garland como protagonista e em 1977 com Barbara Streissand.

Sintonize – Apresentado por Clayton Sales, o programa O Assunto é Cinema traz a trilha sonora da sétima arte para as ondas do rádio, e vai ao ar às terças e sextas-feiras, a partir das 10h durante o período de campanha eleitoral, na Educativa 104.7 FM, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa. Siga o programa nas redes sociais: facebook / instagram