24 de abril de 2024 - 21:29

Nupeq encerra participação no ProLerTeen em Campo Grande

Nesta quarta e na quinta-feira (09 e 10), o Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos (NuPeQ) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) ministrou a oficina  Herói do mangá x herói dos quadrinhos norte-americanos, nas Escolas Estaduais Maestro Frederico Liebermann e a Dolor Ferreira de Andrade. A oficina foi ministrada pelo aluno do primeiro ano do Bacharelado em Letras, Vinicius Gonçalves dos Santos.

Essa atividade encerrou a participação do NuPeQ no VI PROLERTEEN,  evento realizado pelo Núcleo de Literatura, Leitura e Bibliotecas, ligado à Gerência de Patrimônio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (Fundac) por meio de um Comitê formado por representantes de instituições de ensino da educação básica e superior, sociedade civil e técnicos da Fundação.

O Proler – Programa Nacional de Incentivo à Leitura – tem como finalidade contribuir para a ampliação do direito à leitura, promovendo condições de acesso a práticas de leitura e escrita político-críticas e criativas. Em Mato Grosso do Sul o evento está em sua 17ª edição pautando-se no objetivo de incentivar a prática da leitura e da escrita na construção da cidadania. O ProlerTeen integra a programação do evento 17° Proler que reúne oficinas, palestras e atividades pedagógicas e culturais.

O NuPeQ é coordenado pelo professor doutor Nataniel dos Santos Gomes, e conta com professores, alunos da graduação e do mestrado da unidade de Campo Grande-MS. O grupo realiza encontros quinzenais para discussão e debates teóricos, além das orientações de projetos e dissertações, vários já concluídos. Os textos do NuPeQ estudam a relação dos quadrinhos com o ensino, com o cinema, com a religião, com a leitura de clássicos, com a Análise do Discurso, com a Semiótica, com a Comunicação de Massa e outros temas. Além dos livros, foram publicados diversos artigos em revistas acadêmicas de todo o país, em anais de congressos.

Emmanuelly Castro/ Comunicação UEMS.