plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

16 de abril de 2024 - 05:13

Novo complexo industrial em Dourados amplia a capacidade produtiva da agroindústria e oferta de emprego

Dourados, MS – Enquanto no cenário internacional estima-se que o Brasil possa superar os Estados Unidos e tornar-se o maior exportador de soja já para a safra 2019/2020, é certo que em âmbito nacional Mato Grosso do Sul dá mais um importante passo para alavancar sua produção de grãos após a inauguração, ocorrida na manhã desta segunda-feira (25), do mais novo complexo industrial da cooperativa agrícola Coamo em Dourados, o que contou com a presença do Governador Reinaldo Azambuja.

O Estado figura até o momento entre os cinco maiores produtores de soja do país, atrás apenas do Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás, mas a expectativa após ações como esta é de superação desse ranking e de crescimento da produção, haja vista que, em Dourados, a Coamo terá estrutura para processar cerca de 90 mil toneladas de soja/mês, refinar 21.600 toneladas de óleo de soja/mês, o que representa algo em torno de 11 milhões de caixas de óleo refinado/ano.

Com o novo empreendimento, o terceiro desse porte a ser implantado no Estado, Mato Grosso do Sul se consolida em posição de destaque na cadeia produtiva da soja, dando provas de que investir no agronegócio é intrínseco à cultura sul-mato-grossense, que dispõe de matéria-prima em abundância.

Além da Coamo em Dourados, há que se destacar a presença da Cargill, em Três Lagos; e da ADM, na Capital, as quais, juntas, abastecem os mercados interno e externo e que terão essa oferta potencializada com a ativação desse novo complexo agroindustrial.

É bem verdade que a localização geográfica do Estado e as facilidades de logística favoreceram a instalação do complexo industrial da Coamo em Dourados, mas também é certo que a decisão final para a efetivação do empreendimento passou pela assertividade dos atos de governo, que mantém política favorável de incentivos fiscais, ambiente de confiança em razão da solidez fiscal, além de investimentos diretos em infraestrutura e revitalização dos parques industriais.

Se é evidente a importância econômica da nova agroindústria, vale destacar, ainda, sua relevância social, pois vai estimular a geração de centenas de empregos diretos e indiretos na região.

Além do governador Reinaldo Azambuja, compareceram ao evento o vice-governador Murilo Zauith e a ministra da Agricultura, Tereza Cristina Corrêa da Costa.

(Com informações de Paulo Fernandes (Portal do MS)

One Comment on “Novo complexo industrial em Dourados amplia a capacidade produtiva da agroindústria e oferta de emprego”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *