Ao longo de todo o mês o Hospital de Câncer Alfredo Abrão, de Campo Grande, realizará 120 exames diários e gratuitos capazes de detectar câncer de próstata.
Serão ao todo 1.800 diagnósticos durante o Novembro Azul, campanha nacional que promove a concientização sobre a doença.
A campanha começou nesta segunda-feira (4) com realização dos primeiros exames de diagnóstico precoce e prevenção pelo método PSA, por meio de coleta de sangue em homens de 45 a 75 anos.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o câncer de próstata, o mais incidente entre homens, conta com mais de 1.200 novos casos registrados somente em Mato Grosso do Sul anualmente. Porém, quando diagnosticado de forma precode, tem chance de cura superior a 90%.
Como e onde fazer
Os atendimentos acontecem no Hospital do Câncer Afredo Abraão, que fica na Rua Marechal Rondon, 1053, por ordem de chegada. Serão distribuídas 100 senhas por dia, a partir das 5 horas da manhã.
Os homens interessados devem estar em jejum de no mínimo 4 horas; sem relação sexual por 72 horas (três dias) e sem atividade de montaria (como moto, bicicleta, cavalo).
Os resultados podem ser retirados na Unidade Básica de Saúde mais próxima da casa do paciente, em sete dias. No local, o exame será analisado por um profissional da saúde que encaminhará casos suspeitos para investigação. Se detectados, serão encaminhados para tratamento no HCAA por meio do Sisreg (Sistema de Regulação) da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).
Saiba mais sobre a campanha na reportagem de Karol Peralta ao Jornal da Educativa: