plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

19 de abril de 2024 - 14:04

Novembro Azul começa com foco na saúde integral do homem

A Campanha Novembro Azul foca na saúde integral do homem, chamando a atenção da população quanto aos cuidados da saúde masculina. O dia a dia estressante, aliado ao consumo excessivo de álcool, tabaco e a má alimentação são fatores que potencializam o surgimento de doenças que podem ser curadas caso sejam descobertas ainda na fase inicial. A proposta é incentivar que os homens procurem o serviço de saúde e desmitifique preconceitos, ou seja, que tenham coragem de dizer que ‘algo não está bem’ e que possam procurar por ajuda.

Estatísticas – O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que 65,8 mil homens devem ser diagnosticados com câncer de próstata neste ano no Brasil. A doença ocupa a primeira posição no Brasil e atinge principalmente, homens a partir dos 45 anos. Em Mato Grosso do Sul estima-se que apareçam por ano, 1,1 mil novos casos da doença para cada 100 mil habitantes. Por isso, a importância de realizar consulta de rotina em uma unidade de saúde.

Outro tipo de câncer considerado raro é o tumor de pênis que atinge homens a partir dos 50 anos, embora possa atingir os mais jovens também. Esta doença representa 2% de todos os tipos de cânceres que atingem o homem.

O câncer da boca (também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral) é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua. É mais comum em homens acima dos 40 anos, e a maioria dos casos são diagnosticados em estágios avançados. O Inca estima que dos 15.190 novos casos registrados, 11.180 deverão atingir homens.

Fatores de risco – O tabagismo e a exposição passiva ao tabaco são importantes fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de pulmão, que segundo o Inca, dos 30.200 casos registrados, 17.760 são homens.

Prevenção – Segundo levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima-se que a cada ano sejam diagnosticados em Mato Grosso do Sul 1.240 casos novos de próstata; 270 de laringe e cavidade oral – câncer de boca; 50 de câncer de pele melanoma; 270 de cólon e reto; 280 casos novos de traqueia, brônquio e pulmão.
Por esta razão, a prevenção é o melhor caminho e o diagnóstico precoce pode auxiliar na cura. Por isso, a SES/MS recomenda que o homem procure o serviço de saúde e realize consultas periodicamente com o seu médico.

Confira na reportagem especial de Daniela Nahas ao MS no Rádio desta segunda (7) como se prevenir, os exames e a rotina de saúde e bem-estar que podem auxiliar os homens a se manterem saudáveis:

Com informações da Secretaria de Estado de Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *