28 de março de 2024 - 19:59

Fruto da parceria celebrada entre a Empresa Brasileira de Comunicação e a Fundação Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa (Fertel), a nova programação com conteúdo da TV Brasil irá estrear na próxima segunda-feira (23 de maio) na grade da TV Educativa.

Programas tradicionais, como o Sem Censura e Repórter Brasil, aliados a novos conceitos, como Brasil Visto de Cima, se somam a estreia de outro clássico: Os Imigrantes, novela épica gravada entre 1981 e 1982. Escrita por Benedito Ruy Barbosa, Renata Pallotini, Wilson Aguiar Filho e dirigida por Atílio Riccó e Henrique Martins, marcou a TV brasileira contando com emoção fatos da nossa história.

A TV Educativa sul-mato-grossense passa ser uma das 53 TVs afiliadas da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). A novidade possibilitará que 2,4 milhões de pessoas, tanto na Capital quanto nos 79 municípios, acompanhem diariamente a programação da TV Brasil no Estado. A iniciativa prevê a transmissão de mais de 10h30 de programação diária da TV Brasil.

Estúdio TV Brasil

“Essa parceria irá ampliar o acesso do conteúdo feito em nosso Estado, mostrando a todo o país nossas potencialidades, cultura e tradições. A Fertel ganha muito, expande seu sinal a todo o Estado e leva à casa da população uma programação especial, produzida prezando sempre pela qualidade”, explicou o diretor de Rádio e TV da Fertel, Joel Silva.

“Na EBC enxergamos nossos afiliados como integrantes plenos. São eles que nos ajudam a fazer uma TV com programação diversificada e de qualidade. Estamos entre as cinco maiores emissoras abertas do país e isso é resultado do investimento em conteúdo regional. Esperamos em pouco tempo transmitir ao Brasil o trabalho de excelência feito em Mato Grosso do Sul, cuja parceria remonta ao nascimento da TVE MS, em 1984”, avaliou o gerente de Planejamento de Programação e Rede Nacional de Comunicação Pública, Vancarlos Alves.

TV Brasil – Criada em dezembro de 2007, é gerida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), também responsável pela Agência Brasil, Radioagência Nacional, TV Brasil Internacional, Rádios MEC AM e FM, além das Rádios Nacional do Rio de Janeiro, Nacional AM e FM de Brasília, Nacional da Amazônia e Nacional do Alto Solimões. Seu objetivo é levar a todo o Brasil uma programação voltada para a acessibilidade, educação, cultura e serviços.

A filiação à RNCP é firmada por meio de contratos e acordos de cooperação nos quais as emissoras se comprometem a transmitir a programação da EBC e a participarem de coberturas especiais. Em contrapartida, auxilia as emissoras em processos de outorga de canais, disponibiliza suporte técnico, capacitação, cessão de equipamentos e conteúdos de relevância nacional.

Até 2023, a EBC tem como objetivo chegar a todas as capitais brasileiras com pelo menos uma emissora afiliada de rádio e TV. Atualmente, a rede está presente em todas as regiões do país com emissoras de rádio em 17 capitais e com canais de TV em 23.

Confira a nova programação da TV Educativa, disponível nos canais 4.1 da TV aberta, 515 da Claro e 304 da Sky, além do próprio Portal da Educativa

3 Comments on “Nova programação da TV Educativa contará com qualidade e pluralidade da TV Brasil”

1. Acho válido mesclar tv Brasil com tv Cultura.
    Só tomar cuidado nos breaks para não exibir chamadas de programas da tv brasil e Cultura que não irão ao ar..
    Programação local que era as 18 às 20h será em qual horário? Esse troca-troca de horário acho prejudicial.
    Com duas emissoras cabeça de rede, fica mais necessário fortalecer a identidade da TVE com vinhetas , chamadas com horários e a logomarca no canto o tempo todo, até na rede..
    abrs a todos.