10 de abril de 2024 - 02:19

Nova etapa de atendimentos da Caravana da Saúde é assunto do programa Bom Dia Campo Grande

Batizada de “Caravana nos Hospitais”, a nova etapa da Caravana da Saúde, um programa de regionalização do setor em Mato Grosso do Sul, deve agora ampliar a oferta de cirurgias nos hospitais da Capital e do interior do estado. Quem falou sobre o tema no Bom Dia Campo Grande, da 104.7 FM Educativa, foi a infectologista da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Mariana Croda.

“A Caravana nos Hospitais é uma inovação do projeto que iremos manter até o final deste ano. A ideia é fortalecer o atendimento de alta complexidade, aumentando as ofertas cirúrgicas nos hospitais credenciados da Capital e do interior do estado”, informou Mariana.

No Parque Ayrton Senna a Caravana vai ficar até o dia seis de julho. No local estão sendo feitos procedimentos como consultas, cirurgias (oftalmológicas e vasculares) e apoio diagnóstico: “Nesta retomada da Caravana já realizamos mais de cinco mil atendimentos oftalmológicos”, confirmou a infectologista.

Mas, de acordo com Mariana, a demanda na área da oftalmologia, em todo o estado, é de 33 mil procedimentos. “É difícil zerar essa necessidade, contudo nossa meta é reduzir esse número, aumentando os atendimentos”, argumentou.

Caravana da Saúde – Programa criado pelo governo do estado em 2015. Nas primeiras ações desenvolvidas foram contabilizados mais de 850 mil procedimentos médicos, 34 mil exames e 50 mil cirurgias. Inicialmente o projeto beneficiou onze microrregiões de Mato Grosso do Sul. Nesta nova fase a previsão é de serem realizadas mais de 17 mil cirurgias (geral, vascular, oftalmo, ginecologia, otorrino , urologia e ortopedia) e 32 mil consultas de diversas especialidades (ginecologia, cardiologia, neurologia, dermatologia, urologia, gastroenterologia, proctologia, endocrinologia, mastologia, nefrologia, ortopedia, reumatologia e pneumologia).

Os hospitais de Campo Grande credenciados para fazer as cirurgias mais complexas dos pacientes da Caravana da Saúde são Maternidade Cândido Mariano, Hospital Regional, Santa Casa e Hospital São Julião. Para cumprir as metas, caixas cirúrgicas foram entregues pelo governo para os hospitais da Capital e do interior, totalizando 538 caixas com materiais cirúrgicos.

Serviço – O horário de funcionamento da Caravana da Saúde no Parque Ayrton Senna é das 6h00 às 18h00. O serviço ficará à disposição da população no local até o dia 06 de julho.

Lembrete – Programa Manhã Educativa. De segunda à sexta-feira, das 7h00 às 8h00, na 104.7 FM Educativa. Produção: Rose Rodrigues. Apresentação: Anderson Barão, Bosco Martins e Diana Gaúna.