Junto com o governo estadual, Nova Andradina sedia maior competição da melhor idade do MS

Mais de 700 atletas com idade acima dos 60 anos, representando 24 municípios do Estado, iniciam nesta terça-feira (13) uma maratona de cinco dias de competições. É Jogos da Melhor Idade, que terá como sede a cidade de Nova Andradina.

A cerimônia de abertura oficial acontecerá nesta terça-feira, às 19h, no Ginásio de Esportes do município. O Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) realiza o evento em parceria com a Prefeitura Municipal de Nova Andradina.

Doze modalidades integram os Jogos da Melhor Idade, que serão divididas em duas etapas. De 13 a 16 de agosto, acontecem as disputas de bocha e voleibol adaptado, e de 16 a 18 deste mês, entram em cena os atletas do atletismo, dança de salão, damas, dominó, malha, natação, sinuca, tênis de mesa, truco, vôlei adaptado e xadrez.

As disputas de bocha serão nos dias 13 a 16

Os Jogos da Melhor Idade, além de estimular a prática esportiva, promovem bem-estar físico, resgatam a autoestima e melhoram o convívio social dos participantes, além de motivar e proporcionar inúmeros benefícios à saúde do idoso.

Nova Andradina está em festa e na expectativa para realização do evento. “Vamos receber com carinho todas essas pessoas da terceira idade que estarão visitando a cidade nesse período de disputa. Muitas delas talvez estarão na nossa Cidade Sorriso pela primeira vez. Que elas possam levar a impressão de acolhimento, acalanto e amizade da nossa população”, disse Gilberto Garcia, prefeito do município.

“Estamos engajados para fazer uma edição marcante e ficar na história do Mato Grosso do Sul”, completou o secretário municipal Fábio Zanata. Estão envolvidas na realização desse evento esportivo as secretarias municipais de Educação, Esporte e Lazer (SEMEC/Funael), e de Cidadania e Assistência Social (Semcias).

Vôlei adaptado é uma das modalidades da competição

Para o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda, resgatar os Jogos da Melhor Idade e incluir novamente o evento no calendário esportivo da Fundação foi essencial para construção da política pública e a universalização da prática esportiva no Estado. “Sem dúvida, os Jogos da Melhor Idade são um dos eventos mais importantes da nossa gestão, podemos ver a alegria da melhor idade, idosos superativos, preocupados com a qualidade de vida, participantes, é um sucesso total, estamos muito contentes em poder realizar mais esta edição e agora com a parceria do município de Nova Andradina, que tem demonstrado muito empenho na preparação junto a nossa equipe”, destacou Marcelo Miranda.

As partidas iniciam na quarta-feira (14) em 7 locais (manhã e tarde): Sede do Projeto Conviver, Ginásio de Esportes Irmão Braz Sinigaglia, escolas municipais João de Lima Paes e Efantina de Quadros, Escola Estadual Austrílio Capilé Castro, Academia Aqua Nova, Estádio Luiz Soares Andrade (Andradão) e o Poliesportivo Frederico Kruger (Batayporã).

Vanesa Ayala – Fundação Estadual de Desporto e Lazer (Fundesporte)