plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

24 de abril de 2024 - 10:37

Nossa Senhora do Perpetuo Socorro é declarada padroeira de Mato Grosso do Sul

Em ato na Igreja Perpétuo Socorro, em Campo Grande, o governador Reinaldo Azambuja sancionou a lei que reconhece a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro como padroeira de Mato Grosso do Sul. A cerimonia aconteceu nesta manhã (27) logo após a tradicional novena das quartas-feiras, que reúne mais de 25 mil fieis durante todo o dia. Também conhecida como “Maria, Mãe de Deus”, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é uma das santas mais populares no Brasil principalmente por suas novenas perpétuas.  Sua imagem apareceu em forma de pintura-quadro e segundo relatos, pintada pelas mãos de São Lucas.

Fotos: Adriano Hany

A celebração também marca os 40 anos de Mato Grosso do Sul. “Tivemos um projeto de lei, uma ampla discussão e hoje a gente teve a alegria de assinar aqui a sansão dessa lei. Sabemos que há opiniões divergentes, alguns a favor, outros contrários, mas é importante porque todos os estado brasileiros tinham uma santa ou um santo protetor e MS não tinha. Então Mato Grosso do Sul tem hoje Nossa Senhora do Perpétuo Socorro como santa protetora. Isso é importante, é um marco, mais um que acontece na história dos 40 anos do Estado e a gente fica muito feliz hoje de poder aqui, no santuário que recebe o maior numero de fieis durante toda semana, nas novenas que são feitas, poder sancionar a lei e agora denominar como a santa protetora de MS a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro”, destaca o governador.

O Projeto de Lei, de autoria do deputado Paulo Siufi, foi aprovado na última quarta-feira (20). Segundo o deputado, declarar a santa como padroeira de MS representa uma conquista de identidade para o Estado. “Como todo mundo sabe, nas quartas-feiras, mais de 25 mil pessoas passam nas novenas, das 6 horas até as 23 horas e a importância desse ato está justamente na religiosidade, no exercício da fé, que é o que todos nós buscamos hoje, através da fé melhorarmos o mundo que está aí fora’, detalha.

Fotos: Adriano Hany

A Lei inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado, o dia 27 de junho, Dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, como a data festiva de honras para a Padroeira. Conforme a Lei, não será feriado na data. “Até pelo volume de feriados que nós temos hoje, que atrapalham realmente, eu acho que o importante não é nem ser feriado, é ter a denominação, nesse dia que ficou estabelecido terá com certeza as comemorações e sem a necessidade de mais um feriado no MS e no Brasil. Acho que isso também mostra maturidade da Assembleia Legislativa, que aprovou a lei, denominou ela como santa protetora e preservou o direito de trabalho das pessoas poderem suas atividades”, reforça o governador.

“É uma grande conquista para o nosso Estado. As novenas recebem  pessoas de várias regiões de Campo Grande e até de outros municípios. É algo quase cultural. Ficamos muito felizes. Que a Mãe do Perpétuo Socorro, Nossa Padroeira, possa estar protegendo toda nossa população”, declara Pe. Dirson Gonçalves.

Os fieis também manifestaram alegria em ter a santa como padroeira. “Estou muito feliz, deixamos de ser o único estado que não tem uma padroeira, isso para nós católicos é muito impostante. Esse dia 27 junho será muito comemorado. Parabéns ao governador e aos deputados por essa grande conquista para o Estado e para os católicos”, destacou a dona de casa, Márcia Maldonado, 48.

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Em 1496 essa pintura, que encontrava-se em uma igreja da Ilha de Creta. Um homem, pensando em conseguir algum dinheiro com a venda dela, a roubou e levou-a para Roma. Durante o trajeto, pelo rio, conta-se que ele e sua tripulação só foram salvos devido a intervenção de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

O homem em questão, um comerciante de Roma, ficou muito doente e a beira do leito de morte se arrependeu de seu feito e pediu para um amigo devolver o quadro a uma igreja. O quadro ficou em posse de sua família, principalmente por vontade da esposa do homem e foi aí que Nossa Senhora do Perpétuo Socorro interviu e fez algumas aparições pedindo para que a imagem fosse levada a uma Igreja.

Tal ação só aconteceu quando Nossa Senhora apareceu para a filha caçula da família onde com os dizeres “Avisa à tua mãe que Santa Maria do Perpétuo Socorro quer que a tireis desta casa.” Em uma outra ocasião, Nossa Senhora também pediu que o quadro fosse levado a Igreja de São Mateus. E foi aí que, em 1499, seus pedidos foram finalmente atendidos e a imagem foi encaminhada para lá.

A história de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro se espalhou de tal maneira que no caminho da casa da família até a Igreja de São Mateus formou-se uma enorme procissão para acompanhar a imagem e demonstrar sua fé e devoção e já era esperado que o local tornou-se um lugar sagrado de peregrinação de vários fiéis que diziam-se agraciados pelas intervenções e milagres de Nossa Senhora.
Mas no final do século XVIII a Igreja foi destruída e tomada pelos franceses e o quadro foi levado para outro lugar. Foi então que em 1866 a imagem foi confiada pelo Papa Pio IX aos Padres Redentoristas para ficar no mesmo local onde a Igreja de São Mateus foi destruída. Ali ergueu-se uma nova Igreja e também a proposta de renovação de fé e propagação da imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Para que o objetivo fosse cumprido, o Papa ainda mandou fazer algumas cópias da imagem e espalhou-as entre outras igrejas para que sua popularidade aumentasse ainda mais e desde então não parou mais.

História da Padroeira em MS

A devoção por Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Mato Grosso do Sul é reconhecida por todos e começou há muitos anos. Mas foi se espalhando cada vez mais no ainda Mato Grosso Uno, em 1930, quando foram trazidos dos Estados Unidos três ícones da Mãe. Os ícones pertenciam aos redentoristas norte-americanos e estão hoje em Campo Grande, Aquidauana e Curitiba.

Em Campo Grande, é o ícone central do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro que está por aqui desde 1941 quando foi construída a igreja. A história do Santuário e da devoção caminham  com o desenvolvimento do Estado.

A Paróquia foi criada em 2 de janeiro de 1939, fundada pelo então Bispo de Corumbá, Dom Vicente Priante, ficando sob os cuidados da Congregação do Santíssimo Redentor, dos Missionários Redentoristas, para atender a população de toda a região acima do rio. O templo começou a ser construído em 1940 e concretizado em 1941. Essa mesma igreja que recebe até hoje milhares de devotos.

No dia 10 de janeiro de 1999, a pedido dos Missionários Redentoristas que estavam reassumindo a administração da Igreja Perpétuo Socorro, depois de seis anos com padres diocesanos e do Ordinariato Militar, Dom Vitório Pavanello, então Arcebispo Metropolitano, zeloso pastor da Arquidiocese de Campo Grande, fez o decreto de ereção da Igreja à Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Esse decreto veio depois de perceber a grande devoção que havia e que estava em pleno crescimento.

O Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Campo Grande, é o que mais realiza novenas no mundo inteiro: 18 por quarta-feira. As novenas atraem cerca de 25 mil pessoas.

Paralelo a tudo isso que acontecia em Campo Grande, no interior do Estado a devoção também foi crescendo. Em muitas comunidades, as vezes as mais longínquas, as pessoas aprenderam a fazer a Novena, adquiririam o livrinho de orações e o carinho pela Mãe do Perpétuo Socorro. Em algumas dessas cidades a devoção ficou tão marcante que Nossa Senhora do Perpétuo Socorro ficou oficializada como padroeira da cidade, como é o caso de Bodoquena, Itaquiraí, Sete Quedas, Antônio João e Caracol.

Oração à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Ó Senhora do Perpétuo Socorro, mostrai-nos que sois verdadeiramente nossa Mãe obtendo-me o seguinte benefício: (faz-se o pedido)… E a graça de usar dela para a glória de Deus e a salvação de minha alma. Ó glorioso Santo Afonso, que por vossa confiança na bem-aventurada Virgem conseguistes tantos favores e tão perfeitamente provastes, em vossos admiráveis escritos, que todas as graças nos vêm de Deus pela intercessão de Maria, alcançai-me a mais terna confiança para com nossa Mãe do Perpétuo Socorro e rogai-lhe, com instância, me conceda o favor que reclamo de seu poder e bondade maternal. Eterno Pai, em nome de Jesus e pela intercessão de nossa Mãe do Perpétuo Socorro e de Santo Afonso, peço-vos me atendais para vossa glória e bem da minha alma. Amém. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, rogai por nós.

Confira o vídeo:

Fotos e Informações: Adriano Hany e Pedro Henrique

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *