29 de março de 2024 - 07:29

No lançamento da Tecnofam, ministra destaca importância do evento para a agricultura familiar

A ministra Tereza Cristina, titular do Mapa (Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), prestigiou o lançamento da 4ª Tecnofam (Tecnologias e Conhecimentos para a Agricultura Familiar) na manhã desta sexta-feira (06.03), na Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), em Campo Grande.

“Mato Grosso do Sul é um Estado que tem muitos assentamentos, tem muitas pequenas e médias propriedades, então a Tecnofam é uma inspiração para aqueles que querem conhecer novas tecnologias, estar atento à modernização da agropecuária, que o Brasil é campeão nisso”, destacou a ministra durante o lançamento.

A edição 2020 da Tecnofam será realizada entre os dias 7 e 9 de abril, em Dourados. O evento é realizado pela Embrapa Agropecuária Oeste, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Semagro e Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e com apoio de parceiros que produzem tecnologia e pesquisa.

A ministra ressaltou ainda que a Tecnofam é uma oportunidade para os pequenos produtores e fruto do trabalho de entidades de Mato Grosso do Sul. “Temos hoje uma agricultura moderníssima e temos gente ainda que está lá atrás. Então essas feiras, shows de tecnologia, trazem essas pessoas a querer realizar, ter renda, e fico muito feliz da Embrapa do meu Estado estar realizando essa feira importantíssima para a pequena agricultura”, disse.

Aproveitou ainda para destacar a participação das mulheres dentro do agronegócio, devido à proximidade do dia 8 de março (Dia Internacional da Mulher). “Com o censo do IBGE vemos cada vez mais mulheres trabalhando na atividade. Eu quero que elas continuem e o meu sonho é fazer com que todas elas possam se realizar”.

Tecnofam

Evento bianual, que começou em 2014 e está em sua 4ª edição em 2020. É voltado para todos os públicos, em especial, para os agricultores familiares. O objetivo é levar tecnologias e conhecimentos diversos para que possam ser aplicados tanto para seu sustento como para geração de renda, de forma sustentável. Na última edição, em 2018, foram mais de 2800 participantes, vindos de 11 estados brasileiros e 101 municípios – destes, 68 municípios de Mato Grosso do Sul. Saiba mais no link http://bit.ly/3cp0CK0

O evento é promovido pela Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS), onde acontece a Tecnofam. É realizado também por diversas Unidades da Embrapa, assim como pela Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Associação de Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul (Apoms), Sebrae, Senar/MS e Prefeitura Municipal de Dourados. A Tecnofam 2020 recebe Apoio da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Agrocinco, Sicredi e Sistema OCB/MS.

Texto: Priscilla Peres – Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro)

Fotos: Kelly Ventorim/Semagro