29 de março de 2024 - 09:10

Em Bonito com toque de recolher vigorando a partir de segunda, população ainda circula

Na Capital do Ecoturismo de Mato Grosso do Sul a ameaça de contaminação pelo Covid-19 parece ser algo que ainda ‘está por vir’. Embora muito se discuta pelas mídias sociais e grupos de conversa, a população ainda está nas ruas, lotando os supermercados e se ‘preparando para um perigo que vai chegar amanhã, ou talvez na segunda-feira (23)’, quando as medidas anunciadas pelo Executivo Municipal passam a valer. Enquanto isso no País, já são contabilizadas 18 mortes pela doença e 1.021 casos confirmados até o início da tarde deste sábado (21).

No maior supermercado da cidade, estacionamento ficou lotado na manhã deste sábado. Foto: Kemila Pellin

Em Bonito, assim como em outros município do interior do Estado, como tem mostrado a mídia local, os bares e restaurantes ainda estão abertos e muitos atrativos optaram por manter o atendimento ao público por mais esse final de semana. As ruas ainda estão movimentadas de carros, motos e até bicicletas, porém o pedestre já não circula com tanta frequência. O comércio, mesmo aberto, já sente uma significativa diminuição nas vendas, com exceção dos mercados, que tem que dar conta da sobrecarga de clientes, que buscam reforço para a quarentena.

Conforme atualização das Secretarias de Saúde, 25 estados e o Distrito Federal tem notificações da doença. Das mortes, 15 foram em São Paulo e 3 no Rio de Janeiro. Em Mato Grosso do Sul, até a ultima atualização, na sexta-feira (20), são 12 casos confirmados e 52 sob suspeita. Foram recebidas ainda, 209 notificações. Em Bonito não há nenhum caso confirmado ou notificado até o momento.

Toque de recolher

O prefeito de Bonito, Odilson Soares anunciou decreto, que será publicado na segunda-feira (23) com toque de recolher entre às 20h e às 4 horas da manhã, salvo em caráter excepcional e inadiável. O município é o terceiro do Estado a tomar esse tipo de medida, antes Porto Murtinho e Sidrolândia já haviam feito decreto parecido. A circulação de pessoas em vias públicas é apenas uma das medidas anunciadas, que inclui ainda a suspensão temporária de alvarás de localização e funcionamento de hotéis, pousadas e demais meios de hospedagens cadastrados, assim como atrativos turísticos, bares e restaurantes e qualquer atividade com potencial de aglomeração de pessoas.

Conforme o decreto a suspensão não se aplica a mercados, farmácias, fornecedores de água e gás, conveniências, postos de combustíveis, laboratórios, clinicas, hospitais e demais setores da saúde. Os demais estabelecimentos, ficam autorizados, caso tenham estrutura e logística, a efetuar entrega em domicilio ou retirada de produtos fora do estabelecimento, seguindo as recomendações de prevenção ao contágio, até ás 20 horas.

Também fica proibida a entrada de ônibus, microônibus ou vans de fretamento/transporte  de turistas no município. Veículos de transporte de cargas e mercadorias poderão circular, desde que atendam as recomendações de higiene. Os embarques e desembarques na rodoviária local também ficaram restritos e deveram ser escalonados.

Confira o decreto na íntegra:

Decreto nº 067 – Corona Virus fechamento de bares e restaurantes.pdf