19 de abril de 2024 - 02:55

No “Idade Viva”, secretário reforça importância do cidadão conhecer o Estatuto do Idoso

O cidadão deve conhecer ao máximo as informações do Estatuto do Idoso (a Lei Federal 10.741/2003) de forma a melhor se preparar para o futuro. A avaliação é do secretário de Estado de Administração e Desburocratização, Carlos Alberto Assis, durante entrevista na manhã desta quinta-feira (24) ao radialista Gabino Lino, no programa “Idade Viva”, da 104 FM.

Em uma conversa de cerca de uma hora, que contou com uma viagem musical conduzida por Gabino a partir das preferências de Assis, o titular da SAD ressaltou a importância da legislação que, ao longo de seus 118 artigos, estabelece direitos para as pessoas que integram a chamada “Melhor Idade”.

“É importante conhecer os direitos da pessoa idosa. É comum que muitos reclamem, mas não saberem os direitos que têm”, disse Assis aos microfones da Fertel (Fundação Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul). “Falta m ano para eu completar os 60. Já vou começar a ler os 188 artigos a partir do ano que vem”, brincou o secretário que, durante a entrevista, lembrou da infância em Marília (SP) e do fato de estar prestes a completar 40 anos vivendo no Estado.

Carlos Alberto Assis também destacou as ações do governo de Mato Grosso do Sul focadas na valorização dos aposentados. Ele se recordou que, nas primeiras semanas na administração estadual, conheceu uma servidora que estava prestes a se aposentar depois de anos à serviço do Estado. Na sua concepção, a despedida não poderia passar em branco.

“Achei triste a situação e a levei ao governador Reinaldo, que decidiu homenagear aqueles que tem dado contribuição ao desenvolvimento de Mato Grosso do Sul”, explicou o secretário. Desde então, todos os servidores que se aposentam recebem um agradecimento do governo pelos serviços prestados.

“Todo o servidor que se aposenta recebe um diploma de mérito pela contribuição dada. E deixamos o muito obrigado do governo para cada um que se dedicou e se dedica pelo desenvolvimento de Mato Grosso do Sul”, salientou Carlos Alberto Assis.

O “Idade Viva” integra a grade da 104 FM, emissora da Fertel cuja programação pode ser acompanhada também por meio do Portal da Educativa (no atalho “Ouça a Rádio”). O programa apresentado por Gabino Lino vai ao ar às quintas-feiras, das 10h30 às 11h30 e das 12h às 13h.

FOTOS: Daniela Lima