19 de abril de 2024 - 09:17

No Dia Mundial contra A Raiva, ação entre secretarias realiza vacinação de animais na Capital

Campo Grande (MS) – Mais de 200 animais entre cães e gatos foram vacinados nesta quarta-feira (28) numa mobilização realizada na Praça Ary Coelho pela Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande, Secretaria de Estado de Saúde e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A ação é alusiva ao Dia Mundial Contra a Raiva celebrado no dia 28 de setembro. Durante toda a manhã, equipes do CCZ, da Agência Estadual de Vigilância Sanitária e Animal (Iagro), Universidade Católica Dom Bosco participaram da mobilização vacinando cães e gatos, orientando sobre as doenças e os cuidados com animais domésticos. Estandes do CCZ para a adoção de cães e gatos também foram montados para o público.

De acordo com a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses em Campo Grande, Dra. Silvia Barbosa do Carmo, as ações de imunização fazem parte de um cronograma de controle e observação dos animais para o enfrentamento a doenças como a raiva. “Assim como em outros municípios, buscamos atingir a meta de 80% de animais vacinados, estipulada pelo Ministério da Saúde. A ação em si é iniciada no mês de junho onde é feito um monitoramento animal para que seja iniciado o processo de vacinação, que hoje é feita de casa em casa, com a visita dos profissionais do CCZ e na própria sede”, destacou a coordenadora.

img_4663

A vacinação de cães e gatos é um trabalho conjunto entre a Secretaria de Estado de Saúde e as secretarias municipais de saúde. Ao todo, foram disponibilizadas 637 mil doses de vacina antirrábica para vacinação de cães e gatos, além de 640 mil unidades de seringas e agulhas.

Algumas cidades anteciparam as suas datas de vacinação, como Dourados, que já imunizou, aproximadamente, 27 mil animais, de uma população estimada em 52 mil cães e gatos. Em Campo Grande, cerca de 37 mil animais já receberam a vacina. Conforme o Centro de Zoonoses de Campo Grande (CCZ), a população a ser vacinada é de mais de 206 mil animais na Capital. De fevereiro deste ano até agora, já foram confirmados em Mato Grosso do Sul 20 animais infectados com o vírus da raiva, de acordo com a Coordenadoria Estadual de Controle de Vetores.  A doença já foi detectada, até agora, em 10 morcegos em Campo Grande, um morcego em Corumbá, três bovinos em Itaporã, dois bovinos em Nova Andradina, três cavalos em Rio Verde de Mato Grosso e um cavalo em Corumbá.