plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

28 de março de 2024 - 18:33

No dia da Independência do Brasil, “O Coração do Rei” traz novas nuances sobre D. Pedro I

Muito já se escreveu sobre o primeiro imperador do Brasil, D. Pedro I. Mas, sua história sempre traz novidades. No livro O Coração do Rei: A vida de dom Pedro I: o grande herói luso-brasileiro. A jornalista e escritora Iza Salles  retrata um estadista astuto, bom negociador,  respeitoso filho, pai apaixonado e um defensor das liberdades democráticas. A obra traz facetas pouco conhecidas do jovem impetuoso em seus 36 anos, tudo devidamente apurado com curiosidade jornalística, pesquisa em documentos e periódicos de época e um estilo literário muito agradável. Às vésperas de completar o bicentenário da nossa independência – em 2022 –, o livro prenuncia os eventos comemorativos que terão como marco a reinauguração do Museu do Ipiranga, marco da emancipação brasileira.

Iza Salles apresenta um dos períodos mais ricos e significativos da história do Brasil sob a ótica de seu principal protagonista A narrativa é do frei Antônio de Arrábida, religioso que acompanhou dom Pedro em praticamente toda a sua vida. A escolha de um narrador para contar a história nasceu das muitas referências feitas por Otávio Tarquínio de Sousa ao frei nos três volumes de sua obra, “A vida de Pedro I”. A importância do religioso na trajetória do rei tinha sido, até então, ignorada.

Em O Coração do Rei, outros três religiosos ajudam a narrar os acontecimentos nos dois lados do Atlântico, e que fazem emergir o perfil de dom Pedro de forma precisa. Ao fim da obra, o leitor pode constatar – com ajuda da autora – que, na verdade, trata-se dos três maiores historiadores brasileiros do século XX, hoje quase esquecidos, a quem Iza Salles presta homenagem.

A autora é formada em jornalismo em 1965 pela então Universidade do Brasil, Iza Salles começou como repórter no Jornal do Brasil e no Diário de Notícias. Em seguida, foi bolsista do governo francês pela Fondation des Sciences Politiques, entre 1966 e 1967. Após retornar ao país, foi presa pela ditadura em 1970, respondendo a processos em São Paulo e no Rio de Janeiro. Trabalhou nos jornais de resistência Opinião e Pasquim com o nome de Iza Freaza e voltou à Europa em 1977 com nova bolsa de estudos dada pelo Journalistes en Europe. Morou dois anos entre Madri e Paris, e mais de cinco em Roma. Retornou ao Brasil em 1984 como correspondente do jornal Expresso, de Portugal (1981-2003). O Coração do Rei é o seu segundo livro. O primeiro, Um cadáver ao sol, foi publicado em 2005.

Ficha técnica
Título: O Coração do Rei
Subtítulo: A vida de dom Pedro I: o grande herói luso-brasileiro
Autor: Iza Salles
Editora: Edições de Janeiro
ISBN: 978-85-9473-035-0
Páginas: 360
Formato: 16×23 cm
Preço: R$ 69,00
Redes sociais
Instagram: @edicoesdejaneiro
Facebook: Iza Salles | Edições de Janeiro

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *