plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

19 de abril de 2024 - 03:07

No Dia da Consciência Negra, O Assunto é Cinema discute como a sétima arte aborda o tema

O diretor Spike Lee.

O Assunto é Cinema de hoje (20) com Clayton Sales comemora o Dia da Consciência Negra discutindo a abordagem do tema nas telas. O programa ainda homenageia o diretor Martin Scorcese e comemora o aniversário de estreia dos filmes  “Chatô – O Rei do Brasil”, “Os Melhores Anos de Nossas Vidas” e “Rocky – Um Lutador”.

A história do cinema reflete a trajetória do preconceito racial desde os tempos em que o negro era retratado de forma caricata ao momento em que ocupou papel de destaque em grandes dramas ou sucessos de bilheteria. Do infame “Jazz Singer” dirigido por Alan Crosland em 1927 com o ator branco Al Jolson com face pintada de preto ao sucesso de público e crítica “Pantera Negra” de Ryan Coogler em 2018, foram quase 100 anos até que as produções dessem ao povo negro o merecido protagonismo. Até então, grandes dramas conscientizadores foram produzidos onde diretores engajados como Spike Lee retrataram em tela o racismo nas telas. Seja em “A Cor Púrpura”, “Malcolm X”, “Selma” e muitos outros, vários atores e diretores negros foram revelados provando o valor da cultura negra e sua história. O cinema retrata o melhor e o pior da sociedade desde que os primeiros filmes começaram a ser rodados, resta esperar que o futuro reserve ainda mais espaço para o protagonismo negro nas telas.

O jovem Martin Scorsese dirige Robert De Niro em “Taxi Driver” (1976)

Nascido no Queens em Nova York, Martin Scorsese, chega aos 76 anos como um dos maiores diretores em atividade no momento. Com um legado inestimável de grandes filmes, Scorsese tem seu trabalho reconhecido por público e crítica desde os tempos de “Taxi Driver” (1976), “Touro Indomável” (1980) ou o clássico sobre a máfia, “Os Bons Companheiros” (1990). Infelizmente o reconhecimento do Oscar como melhor diretor foi tardio chegando apenas com “Os Infiltrados” em 2006 mas isso definitivamente não ofusca a brilhante carreira deste que com certeza é um dos mais talentosos diretores da história do cinema.

Inspirado no best seller homônimo de Fernando Morais, “Chatô – O Rei do Brasil” conta a história da vida e obra de Assis Chateaubriand. Em seu delírio, Chatô (Marco Ricca) se vê dentro de um show de TV ao vivo, transmitido para todo o país, mostrando a aventura que foi a construção e o declínio de seu império de rádios, jornais e TVs. Uma disputa de amor e poder em trama épica sobre o magnata das comunicações no Brasil. O filme dirigido por Guilherme Fontes foi lançado em 2015 depois de muitos anos em produção.

Dirigido por William Wyler e lançado em 1946, “Os Melhores Anos de Nossas Vidas” conta a história de três soldados que regressam para sua cidade natal depois da segunda guerra mundial. Cada um se encontra, à sua maneira, com dificuldades para se adaptarem a vida normal depois da experiência na frente de combate. O longa ganhou 8 Oscars em 1947, incluindo melhor filme, melhor diretor e ator principal.

Sylvester Stallone no papel de Rocky Balboa.

“Rocky – Um Lutador” dirigido por John Avildsen em 1976 conta a história de Rocky Balboa (Sylvester Stallone), um pequeno boxeador da classe trabalhadora da Filadélfia que é arbitrariamente escolhido para lutar contra o campeão dos pesos pesados, Apollo Creed (Carl Weathers), quando o adversário do invicto lutador agendado para a luta é ferido. Durante o treinamento com o mal-humorado Mickey Goldmill (Burgess Meredith), Rocky timidamente começa um relacionamento com Adrian (Talia Shire), a invisível irmã de Paulie (Burt Young), seu amigo empacotador de carne. O longa é uma das mais marcantes histórias de superação no esporte e é fruto do roteiro do próprio Sylvester Stallone que assim como o protagonista do filme, veio da periferia norte-americana. “Rocky” levou os Oscars de melhor filme, melhor diretor e melhor edição em 1977.

Sintonize – Apresentado por Clayton Sales, o programa O Assunto é Cinema traz a trilha sonora da sétima arte para as ondas do rádio, e vai ao ar às terças e sextas-feiras, a partir das 10h até 11:30, na Educativa 104.7 FM, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa. Siga o programa nas redes sociais: facebook / instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *