plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

28 de março de 2024 - 06:27

‘Nativas Narrativas’ estreia na TVE Cultura e traz cotidiano das comunidades indígenas de MS

No intuito de contribuir na divulgação das tradições indígenas de Mato Grosso do Sul, a TVE Cultura MS fechou parceria com a Ascuri (Associação Cultural dos Realizadores Indígenas) onde irá exibir o programa Nativas Narrativas. Na programação, o telespectador conhecerá os hábitos e um pouco da cultura Terena e Guarani-kaiowá. A primeira exibição acontece nesta quinta-feira (3) às 9h30.

De acordo com Gilmar Kiripuku Galache, um dos coordenadores do projeto, a Ascuri é um grupo que há mais de 10 anos trabalha com cinema. “Nesse período, desde 2008, a Ascuri se organizou com produções e dando aulas de cinema nas aldeias sul-mato-grossense. O programa Nativas Narrativas trará essa percepção das comunidades indígenas, contando a história através do cinema. Será um apanhado desses 10 anos de estrada em Mato Grosso do Sul, que visa também mostrar um pouco do lado, ainda desconhecido da sociedade em geral, que é o jeito de ser e de viver na aldeia”, conta Gilmar.

A estreia do programa está marcada para esta quinta-feira, dia 3, às 9h30. Os filmes já tiveram exibição na Dinamarca e na Noruega. Gilmar Galache lembra que esses filmes já tiveram exibição pelo Brasil, no Alasca e em vários países. “As filmagens revelam as manifestações diárias do povo indígena de Mato Grosso do Sul. O jeito de plantar, de cuidar dos filhos, de cantar. As manifestações referem-se às etnias Terena e Guarani-kaiowá em sua maioria”, define.

A intenção dessas produções audiovisuais, segundo explicou Gilmar, traz essa possibilidade de aproximar a sociedade dessas comunidades indígenas, até então desconhecidas por muitos. Ele ainda destaca que com a crise da pandemia do novo coronavírus, as pessoas têm ficado mais em casa e com isso, acompanhado as programações de televisão, internet e, isso, criou a possibilidade de aumentar mais essa aproximação das comunidades indígenas com a sociedade.

Alberto Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *