plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Nascente Azul, o ‘avatar submerso de Bonito’, se destaca no turismo de aventura no Portal da Serra da Bodoquena

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Quando se fala de Bonito, nos remetemos a Capital do Ecoturismo com mais de 50 atrativos, cada um diferente do outro, disputando entre eles as suas belezas naturais formadas por rios de águas totalmente transparentes com nascentes em que se pode flutuar junto a cardumes de peixes que te dão a sensação de estar voando. Cachoeiras com cavernas escondidas por seus volumosos véus e a diversidade da fauna e flora, compõem o cenário de um dos destinos de ecoturismo mais visitados no Brasil e quem tem despertado o interesse de turistas de todo o mundo.

A Nascente Azul nasceu em 2008 de um sonho de recuperar uma área destinada à criação de gado e peixe totalmente degradada em Bonito. Após quatro anos de muitos estudos e trabalho, iniciou oficialmente suas atividades em 2012

Em prol da continuidade do turismo sustentável na cidade, uma nova modalidade que tem se destacado é o turismo de aventura, que já vem com a expectativa e promessa de expansão no segmento.

A torre adventure reúne 03 atividades: tirolesa, pêndulo humano, quick jump

Inaugurada em Novembro de 2017 no atrativo turístico Nascente Azul, a Nascente Azul Adventure é a mais nova sensação em Bonito com 03 atividades: tirolesa, pêndulo humano, quick jump. A reportagem do Portal da Educativa foi conferir as novidades do passeio e compartilhar a experiência em participar desta aventura. Para saber como surgiu a ideia de se criar um empreendimento turístico no local e entender sua política ambiental, o gerente de markenting da Nascente Azul, Renato Franco, conta como tudo começou.

“A Nascente Azul nasceu em 2008 de um sonho de recuperar uma área destinada à criação de gado e peixe totalmente degradada em Bonito. Após quatro anos de muitos estudos e trabalho, em 2102 entra em funcionamento o Complexo de Ecoturismo Nascente Azul, idealizado de forma  a conciliar o desenvolvimento das atividades turísticas com a conservação e sustentabilidade do meio ambiente em recuperação do local.

Cachoeira de tufas calcárias no início da trilha

Segundo o gerente de marketing, a Nascente recebeu em 2017 mais de 39 mil visitantes do Brasil e exterior. De turistas brasileiros, a grande maioria de São Paulo e Rio de Janeiro. Já de estrangeiros, os países europeus como  Alemanha, Portugal e Espanha, lideram a lista, seguidos dos EUA. Países asiáticos com destaque para o Japão e China já se destacam em número de vistantes ocupando a terceira posição no ranking conforme dados do Bonito Convention & Visitors Bureau.

Hoje a Nascente Azul é um complexo de ecoturismo composto por quatro atrações principais: Flutuação, Balneário Nascente Azul, Nascente Azul Adventure e Mergulho com Cilindro no Lago da Capela. O empreendimento emprega 40 funcionários registrados além de 20 guias de turismo que prestam serviço para as atividades oferecidas.

Flutuação no Rio Bonito e contemplação da Nascente Azul

Trilha segue para a nascente do Rio Bonito

O passeio começa pela trilha suspensa de madeira, o que proporciona acessibilidade e total interação à crianças e pessoas com dificuldade de locomoção e na melhor idade. Ela passa em meio à mata ciliar, pela longa cachoeira de tufas calcárias e uma micro central elétrica que funciona desde a década de 50, responsável pelo fornecimento de energia elétrica para a fazenda.

Todos trajando o equipamento apropriado. Ao fundo, vista da torre adventure e a Serra da Bodoquena

Chegando à sala de equipamentos, há uma linda vista da Serra da Bodoquena e, logo após todos trajarem o equipamento apropriado (roupa de neoprene, colete salva-vidas, mascara, snorkel e calçado fechado de borracha), a trilha segue para o Rio Bonito, onde habitam espécies de animais e plantas nativas.

Ambientalização no rio, com  treinamento realizado pelo guia

Feita a ambientalização no rio, com  treinamento realizado pelo guia, os turistas são direcionados para a contemplação da Nascente Azul. Neste momento ocorre um fenômeno natural chamado espelhamento, onde a água reflete um tom azul turquesa pouco visto fora da natureza.

A comissária de voo, Fernanda Lumke, e o editor do PortalE, Helton Davis, iniciando a flutuação no Rio Bonito

Graças às condições privilegiadas, neste lindo cenário o turista tem a oportunidade única de realizar um mergulho livre. Após a exploração da nascente, inicia-se uma tranquila e divertida descida pelo Rio Bonito. Por ser um rio relativamente largo e ter pouca correnteza, favorece muito as atividades de flutuação, tanto para veteranos quando para iniciantes.

Por ser um rio relativamente largo e ter pouca correnteza, favorece muito as atividades de flutuação

“Simplesmente maravilhoso, emocionante, lindo, único! Atendimento de qualidade desde a recepção até o passeio, organização, guias simpáticos, almoço regional delicioso e os cuidados com a preservação do meio ambiente”. Assim definiu a comissária de voo Fernanda Lumke que não economizou nos elogios tanto pela beleza da atração quanto à estrutura que o passeio oferece.

Catarinense de Blumenau, Fernanda mora em Salvador (BA) e mesmo tendo conhecido diversos destinos turísticos no Brasil e no mundo, ficou encantada com Bonito e a Serra da Bodoquena. “Quero visitar mais vezes , trazer minha família e amigos para fazer outros passeios e voltar aqui nesse ‘Avatar submerso de Bonito’, que é a Nascente Azul”, ressaltou.

Mergulho livre na fenda de 7m de profundidade da nascente do Rio Bonito

De fato, a comissária de voo tem razão quando faz a analogia do atrativo com o filme de James Cameron, já que a parte mais exuberante do passeio é a Nascente Azul, colorida com os mais incríveis tons de azul que lembra o cenário do planeta fictício Pandora, onde se passa a trama. São aproximadamente 7 metros de profundidade, onde é feita a flutuação e também pode ser realizado o mergulho livre. Ali é possível contemplar algumas das mais belas paisagens de Bonito.

Circuito Adventure

Tirolesa

A tirolesa é uma atividade de aventura para todas as idades já difundida pelo mundo todo, não exige esforço físico do praticante, que simplesmente senta na cadeirinha e desliza com equipamentos apropriados através de cabos de aço por um percurso de 450 m de distancia, permitindo ao praticante a sensação de voar sobre as cachoeiras e árvores que compõem este paradisíaco cenário natural. Imagine tudo isso acompanhado das pessoas que você gosta. Sim, é possível nessa atividade realizar o percurso em até 3 pessoas ao mesmo tempo.

Quick Jump

É um equipamento produzido nos EUA e encontrado em vários complexos de aventura pelo mundo.
Após devidamente equipado, o participante é levado até o topo da torre onde é conectado ao QUICK JUMP para realizar um salto de aproximadamente 20 metros de altura, que proporcionará uma experiência de queda livre até uma segura aterrissagem em solo.
É uma experiência única para todas as idades. O único limite é a coragem de dar o passo no vazio.

Pêndulo Humano

O pêndulo humano sem duvida é uma das atividades que leva o participante a desafiar os limites da gravidade.
O participante é conectado através de equipamentos de segurança e elevado a uma altura de até 12m.
A percepção de altura aumenta muito levando em conta o desnível do terreno, então, um mecanismo é acionado proporcionando um emocionante balanço que leva o participante a desafiar os limites da gravidade. Diversão e fortes emoções te aguardam nessa atividade.

Balneário Lago da Capela

O lago é formado por água corrente que emana da nascente do Rio Bonito onde várias espécies de peixes podem ser observados, além de proporcionar um lugar agradável para banho em uma linda piscina ecológica. Uma praia natural proporciona as crianças segurança para poderem brincar nessas águas. Uma das grandes atrações do balneário é o Aqualokko, um circuito multi- aventura com pontes suspensas sobre o lago. Decks e uma passarela ajudam compor o local que ainda conta com uma capela ecumênica para reflexão, uma cascata para um banho relaxante, tirolesa molhada,  além de uma quadra de vôlei de areia. O Balneário Nascente Azul conta ainda com redário, playground, wifi,bar e restaurante.

Mergulho com cilindro

A Nascente Azul conta com um lago com profundidade de 5 metros e repleto de peixes das mais variadas espécies.

O cenário proporciona a oportunidade ideal para a prática do mergulho com cilindro em meio a cardumes. A atividade dura de 40 minutos a 1 hora e não é necessária experiência ou mesmo saber nadar, pois monitores treinados acompanham a todos.

Uma atividade preparada para quem é iniciante, sendo que qualquer um pode praticar essa atividade, pois os monitores estarão sempre em seu acompanhamento para garantir que você não tenha problemas algum em seu divertimento.

Fotos: Equipe Nascente Azul e Fernanda Lumke

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.