Na Educativa 104.7, Defesa Civil alerta para risco de novos temporais no Estado nesta sexta-feira

Alerta amarelo, sobre perigo potencial de chuvas fortes e ventos, foi expedido nesta manhã e é válido para todo o território de MS

Tenente-coronel Fábio Catarinelli e Anderson Barão, na Educativa 104.7 FM: Defesa Civil emitiu novo alerta sobre temporais. (Foto: Fertel/Divulgação)
Tenente-coronel Fábio Catarinelli e Anderson Barão, na Educativa 104.7 FM: Defesa Civil emitiu novo alerta sobre temporais. (Foto: Fertel/Divulgação)

A Cedec-MS (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul) emitiu na manhã desta sexta-feira (25) um novo alerta sobre o perigo potencial de tempestades ao longo do dia. Válido até as 23h59, ele adverte quanto ao risco de chuvas com volume de 20 a 30 milímetros por hora –ou 50 milímetros por todo o dia–, bem como de ventos com velocidade entre 40 e 60 km/h e chance de queda de granizo em todo o território sul-mato-grossense.

O aviso foi divulgado durante a programação da Educativa 104.7 FM. O tenente-coronel Fábio Catarinelli, coordenador estadual da Defesa Civil, reforça que, em condições climáticas como esta, “não se deve estacionar veículos próximo a placas de propaganda ou buscar abrigo embaixo de árvores, tanto por conta do risco de queda com o vento como de ocorrência de descargas elétricas. Deve-se evitar, também, permanência próximo a áreas alagadas”.

Aviso do Inmet que fundamentou medida tomada pela Defesa Civil; chances são de chuva e ventos fortes. (Foto: Inmet/Reprodução)
Aviso do Inmet que fundamentou medida tomada pela Defesa Civil; chances são de chuva e ventos fortes. (Foto: Inmet/Reprodução)

Outra orientação é para que a população não use aparelhos eletrônicos ligados à tomada, também por conta do risco de sobrecarga e choque. Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, ou com o Corpo de Bombeiros, no 193.

O perigo potencial compõe o chamado alerta amarelo da Defesa Civil. Acima dele há o alerta laranja (onde a situação meteorológica representa perigo) e o vermelho (de grande perigo, com fenômenos climáticos de intensidade excepcional).

A Defesa Civil de Mato Grosso do Sul também expede avisos via SMS para os interessados. Quem tiver interesse em receber os avisos deve enviar uma mensagem de texto para 40199, informando também o seu CEP (Código de Endereçamento Postal). Depois, basta aguardar a confirmação.

Suporte – Nesta sexta-feira, chegam a Batayporã 50 cestas de alimentos encaminhadas pela Defesa Civil Estadual para prestar apoio à população do município, atingida por uma forte chuva nesta semana que causou alagamentos.

A remessa dos alimentos atende a solicitação das autoridades locais, encaminhada à Defesa Civil.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *