28 de março de 2024 - 09:08

Na Cadeira do DJ entrevista o ex-ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta

Luiz Henrique Mandetta é o entrevistado desta segunda Na Cadeira do DJ. (foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A Cadeira do DJ desta segunda-feira (29/06) a partir das 10:30 na Educativa 104.7 FM é do ex-ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta. A conversa com Celito Espíndola, Gilson Espíndola e Daniel Rockenbach foi gravada remotamente em virtude da pandemia com a Covid-19. No bate-papo, Luiz Henrique Mandetta fala não apenas sobre sua experiência como ministro da saúde no começo da crise com o novo Coronavírus mas também conta sobre sua relação com o Mato Grosso do Sul, o gosto pelas coisas da terra e pelas cores do Comercial e do Botafogo, além de revelar projetos futuros.

Luiz Henrique Mandetta nasceu em Campo Grande, em 30 de novembro de 1964. Ele é o caçula dos cinco filhos do casal Hélio Mandetta, médico ortopedista e uma vez vice-prefeito de Campo Grande, com Maria Olga Solari. Assim como o pai, Luiz Henrique Mandetta é médico ortopedista, formado pela Universidade Gama Filho (UGF) no Rio de Janeiro.

Após a graduação, seguiu especialização em ortopedia pelo Serviço de Ortopedia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), depois foi morar em Atlanta nos Estados Unidos para fazer sub especialização em ortopedia infantil pelo Scottish Rite Hospital.

Nos anos 1990 voltou ao Mato Grosso do Sul, servindo como médico militar no posto de 1º tenente no Hospital Central do Exército (HCE). Entre 1993 a 1995 foi médico da Santa Casa de Campo Grande e conselheiro fiscal para a Unimed e Santa Casa. Em 2001, aos 37 anos, foi eleito presidente da Unimed Campo Grande, o mais jovem a ocupar o posto na cooperativa, ocupando o cargo até 2004.

Em 2004, a convite do primo Nelsinho Trad, recém eleito prefeito de Campo Grande, Luiz Henrique Mandetta assumiu a Secretaria Municipal de Saúde. A carreira pública seguiu quando ele se candidatou e foi eleito por dois mandatos deputado federal pelo DEM em 2010, cargo que ocupou entre 2011 e 2019.

Em 20 de novembro de 2018, Luiz Henrique Mandetta foi confirmado pelo presidente para assumir o Ministério da Saúde, cargo que ocupou até 16 de abril de 2020, quando foi demitido após divergências com o presidente quanto à política de isolamento social no período da pandemia de Covid-19.

Para acompanhar a rotina de Luiz Henrique Mandetta e sua agenda, siga o perfil oficial no instagram.

Sintonize – Apresentado por Celito Espíndola e com produção de Gilson Espíndola e Daniel Rockenbach, Na Cadeira do DJ vai ao ar às segundas e quartas-feiras, das 10h30 às 12h, na Educativa 104.7 FM, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa (na aba Ouvir a Rádio) ou em formato podcast no Spotify e demais agregadores. O programa Na Cadeira do DJ também está no facebook e no instagram.