25 de abril de 2024 - 03:48

Na Cadeira do DJ recebe mediadora do Leia Mulheres de Campo Grande

O programa Na Cadeira do DJ entrevistou a jornalista Evelise Couto, mediadora do Leia Mulheres de Campo Grande nesta quarta-feira (22/02). O grupo de leitura está em atividade na capital desde 2018, discutindo exclusivamente livros escritos por mulheres. Celito Espíndola conversou com Evelise Couto sobre sua mediação no grupo e em outras iniciativas literárias.

Evelise Couto é jornalista e assessora de comunicação. É mediadora do grupo Leia Mulheres desde o início de suas atividades em Campo Grande. É também mestranda no Programa de Pós Graduação em Comunicação, na UFMS, onde estuda o movimento social Mães de Maio, de São Paulo, sob a perspectiva da comunicação. Evelise Couto também é uma das mediadoras do grupo de leitura Vórtice Literário.

O Leia Mulheres surgiu em 2014 como forma de incentivar as pessoas a lerem mais obras escritas por mulheres. O movimento surgiu em 2014, pelas mãos da escritora e ilustradora britânica Joanna Walsh que subiu nas redes sociais a tag #ReadWomen2014, um chamamento diante de um mercado editorial restrito e com pouca visibilidade para as autoras.

Em 2015, a brasileira Juliana Gomes convidou as amigas Juliana Leuenroth e Michelle Henriques para transformarem a ideia de Joanna Walsh em algo presencial em livrarias e espaços culturais no Brasil. Um convite à leitura de obras escritas por mulheres, de clássicas e contemporâneas. Nascia assim o projeto Leia Mulheres no Brasil, que hoje se espalha por mais de 100 cidades no país todo e até em alguns países.

A iniciativa chegou a Campo Grande em julho de 2018. De lá pra cá foram lidas autoras como Chimamanda Ngozie Adichie, Clarice Lispector, Conceição Evaristo, Carolina Maria de Jesus, Marjane Satrapi, Han Kang entre outras. O grupo também prioriza autoras regionais, tendo discutido escritoras como Isloany Machado, Tania Souza, Joseane Francisco e Diana Pilatti.

As reuniões são presenciais, na Biblioteca Estadual Dr. Isaías Paim a cada dois meses. A próxima reunião acontece em abril e o livro é “Tudo É Rio” de Carla Madeira. Para informações sobre as próximas leituras e encontros, o canal oficial é o Instagram @leiamulherescgms.

Confira o papo na íntegra no podcast do programa:

Foto em destaque: Daniel Rockenbach.

Sintonize – Apresentado por Celito Espíndola e com produção de Gilson Espíndola e Daniel Rockenbach, o programa Na Cadeira do DJ vai ao ar às segundas, terças e quartas-feiras, das 12h às 13h, na FM Educativa 104.7, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa ou entre os podcasts da Rede Educativa MS no Spotify. O programa Na Cadeira do DJ também está no Instagram e no facebook.