25 de abril de 2024 - 13:15

Na Cadeira do DJ enfoca poesia contemporânea e produção cultural no estado

Você estava com saudades? Pois é, o programa Na Cadeira do DJ, da rádio FM Educativa 104.7 está de volta com várias atrações e convidados especiais para a temporada 2018. O tema em destaque nesta segunda-feira (05.2) é o poeta contemporâneo José Carlos Djandre Rolim, mais conhecido como Cigano, e a gestora cultural Iara Vieira.

Escritor de origem cigana, José Carlos Djandre publicou cinco obras, quatro de forma independente e uma com apoio governamental, e também é membro da Academia de Letras do Brasil e da Academia Cigana de Letras. O primeiro livro, editado em 1997, foi “Poemas Inomináveis”, depois vieram “Idioma de Dálias” (2001), “Poetizando Sonhos” (2006), “Deslimite da Razão” (2010), e “Poesias Esfumaçadas”(2018).

O autor é analisado pela crítica como um poeta contemporâneo pós-modernista, escritor de poesias livres, independentes, lúdicas, à margem de contextos estritamente acadêmicos. Mas trabalha em outras frentes também, como autor de textos teatrais, ator e diretor de teatro, bailarino, escultor e artista plástico.

Não satisfeito com a versatilidade de atuações, Djandre realiza saraus culturais. Coordena o Sarau do Cigano Djandre, no espaço cultural do Rei do Bilhar (rua treze de maio, em Campo Grande), que agrega música, artes visuais, esquetes de teatro e poesia.

Já Iara Vieira é pesquisadora, gestora cultural, consultora em elaboração e gestão de projetos, técnica parecerista, e facilitadora de cursos livres. Desde 2006 está empenhada em projetos literários, tais como: Livros Que Falam (Ismac), Rodeio à Céu Aberto (Augusto César Proença), Conversando com o Escritor (Rosemari Gindri), Amálgama (Centro de Integração da Criança e do Adolescente/Cica, A Arte de Ler e Escrever/MS (Guimarães Rocha) e Poesias Esfumaçadas (José Carlos Djandre Rolim).

Sobre o livro Poesias Esfumaçadas, Iara participou ativamente como gestora cultural: “A obra recebeu o incentivo do FMIC (Fundo Municipal de Investimentos Culturais), e contou com  a proposta de valorizar o autor campo-grandense e levar a poesia para dentro de escolas públicas e universidades, promovendo a transversalidade com a política da educação, estimulando o hábito da leitura e da escrita poética, além de fomentar o nascimento de novos poetas”, considerou.

Na Cadeira do DJ  você já sabe, o programa é veiculado às segundas e quartas-feiras, a partir das 10h30, na 1FM Educativa 104.7. A produção e  apresentação está a cargo da dupla regional, afiada na música, informação e  entretenimento, formada por Gilson e Celito Espíndola.