plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

24 de abril de 2024 - 01:23

Na Cadeira do DJ destaca a nova HQ de Fabio Quill e a estreia da editora Avuá

O programa Na Cadeira do DJ entrevistou o quadrinista Fabio Quill e a editora Mayara Dempsey na FM Educativa 104.7 nesta quarta-feira (03/05). Celito Espíndola conversou com Fabio e Mayara sobre a editora Avuá e seu lançamento de estreia, o quadrinho “A Ausente Ordem das Coisas”.

Fabio Quill nasceu em São Paulo, capital, onde descobriu o interesse pela leitura e pelo desenho logo cedo. O Rap veio em seguida e expandiu os horizontes do jovem que logo descobriria o grafite e a arte de rua. Em 2009 veio a experiência com a literatura quando publicou dois contos e iniciou o processo que o levaria a publicar os quadrinhos “Onírica” e “Janela da Alma”.

A mudança para Campo Grande veio em 2018, aqui Fabio Quill retomou o grafite em várias intervenções pela capital e lançou o livro de processos “Amálgama” em 2019 e a biografia em quadrinhos de Lídia Baís, “A Casa Baís”, em 2021.

A HQ “A Ausente Ordem das Coisas” conta com o apoio do Fundo de Incentivo à Cultura de Mato Grosso do Sul. (arte: arquivo do artista)
A Ausente Ordem das Coisas

Um mundo fantástico se apresenta no mais recente lançamento do artista visual, escritor e muralista Fabio Quill. Em sua nova história em quadrinhos, “A Ausente Ordem das Coisas”, um grafiteiro é engolido por uma mulher enquanto colore os muros da cidade. A partir disso, uma sequência de acontecimentos o conduzem a um universo surreal onde lendas preparam-se para um iminente conflito, mesclando as mais variadas referências da cultura pop, das mitologias antigas e até mesmo do Mato Grosso do Sul.

Em uma obra repleta de metáforas, Quill leva o leitor a uma viagem por um mundo fantástico onde tudo acontece de forma rápida, intensa e com riqueza visual graças ao traço original do autor. A história acontece em três atos: Sentidos, Advento e Contemplação, e por vezes chama atenção do leitor ao apresentar situações e personagens familiares.

Esses elementos que parecem familiares e que fazem parte do imaginário coletivo podem ser percebidos principalmente pelo público sul-mato-grossense. Apesar de ser paulistano, Quill mora em Campo Grande desde 2017 e se inspira em elementos da cultura regional também para essa nova história.

As árvores do Cerrado e a guavira estão ali, junto de elementos da cultura pop, e a lenda urbana da Bruxa da Sapolândia, que aterrorizou gerações de crianças campo-grandenses dos anos 1970 aos 1990, também inspira uma personagem que promete estremecer o leitor.

Avuá Edições

A HQ “A Ausente Ordem das Coisas” é o primeiro trabalho da Avuá Edições, um selo editorial criado para potencializar a produção literária sul-mato-grossense e idealizado por Fábio Quill e a preparadora de texto Mayara Dempsey. O prefácio leva a assinatura do escritor Henrique Komatsu, que já foi parceiro de Quill em trabalhos anteriores e indicado ao prêmio Jabuti em 2021, com o livro de contos “Ototo”,

A obra será lançada no dia 10 de maio, no Sesc Cultura, às 19 horas, com bate papo com os envolvidos na produção do livro. A mediação fica por conta do jornalista Daniel Rockenbach, organizador do grupo de leitura Vórtice Literário. O lançamento é aberto ao público e “A Ausente Ordem das Coisas” estará à venda durante o evento, além de outras publicações de Fabio Quill.

Acesso

A HQ “A Ausente Ordem das Coisas” é um projeto incentivado pelo Fundo de Investimentos Culturais – FIC/MS e 210 cópias serão distribuídas a professores e bibliotecas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul.

A HQ está em pré-venda pelo site de financiamento coletivo Catarse, onde é possível encontrar ainda outras obras de Fabio Quill, como “Janela da Alma”, “Onírica”, “Amálgama” e “A Casa Baís”. Essas últimas renderam ao artista indicações ao Prêmio HQMIX, um dos mais importantes do quadrinho nacional, em 2020 e 2022, chegando a ser finalista. O livro tem 120 páginas, colorido e capa em brochura.

Para saber mais sobre o livro e sobre a Avuá Edições, acesse a página da editora no instagram.

Confira a entrevista na íntegra no podcast do programa no Spotify da Rede Educativa MS:

Foto em destaque: Arquivo do autor.

Sintonize – Apresentado por Celito Espíndola e com produção de Gilson Espíndola e Daniel Rockenbach, o programa Na Cadeira do DJ vai ao ar às segundas, terças e quartas-feiras, das 12h às 13h, na FM Educativa 104.7, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa ou entre os podcasts da Rede Educativa MS no Spotify. O programa Na Cadeira do DJ também está no Instagram e no facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *