19 de abril de 2024 - 08:52

Na Cadeira do DJ com o guitarrista Julio Andrade da banda The Baggios

Julio Andrade (centro), guitarrista e fundador da banda “The Baggios”, é o convidado Na Cadeira do DJ desta quarta. (foto: Fernando Correia)

O programa Na Cadeira do DJ desta quarta-feira (21/10) recebe o guitarrista Julio Andrade da banda “The Baggios”, um dos maiores nomes do momento no Rock Brasileiro com sucesso de público e crítica indicados em duas ocasiões ao Grammy Latino e com vários outros prêmios no currículo. Celito Espíndola conduz a entrevista produzida e apresentada por Gilson Espíndola e Daniel Rockenbach.

“The Baggios” foi criada em 2004 na cidade de São Cristóvão (SE) pelo guitarrista Julio Andrade, hoje acompanhado por Gabriel Perninha na bateria e Rafael Ramos nas teclas. A banda vem colecionando elogios pelo mundo como uma das mais inventivas da atualidade. Isso se manifesta em suas apresentações viscerais e originalidade nos álbuns – o grupo tem a diversidade como base de uma trilha que começou a ser explorada ainda em seu primeiro trabalho, mesclando timbres clássicos aos riffs bluseiros, atrelados ao Rock setentista e a música brasileira.

Com quatro álbuns, quatro EP’s e um DVD ao vivo na bagagem a banda foi indicada ao Grammy Latino duas vezes na na categoria “Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa”: em 2017 o álbum “Brutown” (também indicado ao Prêmio Bravo! e Prêmio APCA 2017) e em 2019 com “Vulcão”. Ambos os trabalhos marcaram presença nas principais listas de Melhores Discos pela crítica especializada.

Em 2010, a banda ganhou o Prêmio Nacional da ARPUB (Associação das Rádios Públicas do Brasil) com a música “Em outras”. “The Baggios” teve também clipes veiculados em diversos canais especializados e destaques em jornais do Brasil e do mundo. Seus dois primeiros álbuns de estúdio também marcaram presença em dezenas de listas de “Melhores do ano” e a música “Sem condição”, do álbum “Sina”, foi eleita pela Revista Rolling Stone com uma das melhores de 2013.

Em 2016 “The Baggios” foi uma das atrações do Festival Lollapalooza. Nesses quinze anos de carreira, suas turnês passaram por mais de cinquenta cidades brasileiras, pelos Estados Unidos, Canadá, México e por 23 cidades da Itália, França e Suíça. A banda vem se apresentando nos principais festivais do País, como Virada Cultural de São Paulo, Festival Porão do Rock, Porto Musical, Psicodália, Rec Beat, Bananada, além de ter se apresentado em lugares consagradas como Auditório Ibirapuera, Circo Voador e SESC Pompeia.

A banda “The Baggios” também marcou presença em vários tributos nacionais, regravando canções de artistas renomados como: Alceu Valença, Belchior, Raimundos, Arnaud Rodrigues e Skank.

Em “Vulcão” lançado em 2018, seu trabalho mais recente, a banda referenda sua trajetória, ao mesmo tempo em que busca traçar outro caminho. “Vulcão”, faz uma conexão dos ritmos da África com o balanço da música brasileira. Do desert blues ao baião, as percussões latinas se misturam às guitarras orientais e aos riffs do blues num processo maduro, com experimentos e texturas que trazem uma sonoridade ímpar, mesclando o conceito de novo e antigo.

As gravações do CD foram feitas no estúdio Toca do Bandido, no Rio de Janeiro, construído pelo lendário produtor Tom Capone. A produção do álbum ganha a assinatura do guitarrista Julio Andrade que passou os últimos anos pesquisando sobre música do norte da África, Rock psicodélico da Turquia, música oriental e compositores nordestinos da década de 70.

O novo trabalho conta com alguns convidados de peso: a serena e malemolente canção “Bem-te-vi” traz a maciez da voz de Céu e fala sobre empatia e desapego. Em “Deserto”, a afropercussão se une a uma batida dançante e ao riff mântrico da guitarra baiana de Roberto Barreto, além da cultura do grave e da linguagem dub de Russo Passapusso, do “Baiana System”.

Para conhecer mais do trabalho da banda “The Baggios” confira sua página no Spotify ou siga o grupo no facebook ou instagram. Visite o canal do YouTube da banda e fique com uma palhinha do que vem no programa com o clipe da música “Hendrixiano”:

Foto em destaque: Divulgação.

Sintonize – Apresentado por Celito Espíndola e com produção de Gilson Espíndola e Daniel Rockenbach, Na Cadeira do DJ vai ao ar às segundas e quartas-feiras, das 10h30 às 12h, na Educativa 104.7 FM, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa (na aba Ouvir a Rádio) ou em formato podcast no Spotify e demais agregadores. O programa Na Cadeira do DJ também está no facebook e no instagram.