18 de abril de 2024 - 19:02

Na Cadeira do DJ com o escritor Henrique Komatsu

O filme “Pacto de Irmãos” será exibido no evento de lançamento no MIS. (arte: divulgação)

A entrevista Na Cadeira do DJ desta segunda-feira (16/03) com Celito e Gilson Espíndola na Educativa 104.7 FM é com o escritor Henrique Komatsu. O programa que começa a partir das 10:30 traz o autor do livro “OTOTO” que será lançado em evento no Museu da Imagem e do Som de Campo Grande (MIS) no próximo dia 20.

O escritor Henrique Komatsu retornou recentemente de uma residência literária na Espanha. A convite da editora galega Axóuxere, do Conselho Municipal de Rianxo e da Deputação da Coruña, o escritor brasileiro apresentou seminários, palestras e workshops sobre literatura e escrita na Biblioteca Municipal de Rianxo, para o público em geral, no Instituto Félix Muriel, aos alunos do ensino médio e na Universidade de Santiago de Compostela, aos alunos do curso de Filologia e Letras.

No retorno, Henrique trouxe para Campo Grande/MS um pouco da história e da cultura dessa comunidade autônoma da Espanha, um tanto ignorada pelos brasileiros, chamada Galícia. Ignorada, é verdade, mas com a qual nós temos profundas ligações. Isso porque, de acordo com o escritor, o idioma que falamos de norte a sul do País, o Português, foi forjado, historicamente, nessa porção da península Ibérica conhecida, desde antes da chegada do Império Romano, como a “Gallaecia”.

Henrique Komatsu pretende apresentar a Campo Grande/MS a história dessa língua singular surgida na região da Galícia: o Galego-Português. Uma língua formada por povos e culturas célticas, bárbaras, latinas e muçulmanas e que apenas tardiamente tomou rumo meridional, onde floresceu e tornou-se o idioma oficial de um reino estabelecido mais ao sul do Rio Miño, o reino de Portugal.

Para trazer essa discussão à capital, no dia 20/03/2020 (sexta feira), às 19:00h, será exibido no MIS o filme galego “Pacto de Irmãos: Os Primórdios da Língua”, documentário dirigido por Rafael Xaneiro, no qual se apresenta a História dos registros mais antigos da Língua Galego-Portuguesa.

Após o filme, o escritor irá lançar seu mais recente livro de contos “OTOTO”, palavra que em japonês significa “irmão mais novo”. Publicado pela Editora Confraria do Vento, o livro trata do silêncio vivido no seio de uma família de imigrantes japoneses radicada no Brasil e, em especial, aborda o silêncio paterno. O livro mostra como, numa sociedade comunicativa e expressiva que é a brasileira, os filhos de imigrantes japoneses buscam compreender e interpretar os vários significados dos silêncios trazido por seus pais do outro lado do globo.

Serviço: Na noite do dia 20/03/2020 (sexta feira), no MIS, o visitante poderá apreciar as origens da língua, trazidas da Galícia no documentário “Pacto de Irmãos”, e as origens do silêncio, trazidas do Japão no livro “OTOTO” (Irmão mais novo). Será uma noite de irmãos, uma noite fraterna. A entrada é franca. A exibição do filme ocorrerá a partir das 19:15h e será gratuita. O lançamento do livro terá início às 20:30h. O livro será vendido a R$50,00 (não serão aceitos cartões). O MIS fica na Av. Fernando Correia da Costa, 559.

Sintonize – Apresentado por Gilson e Celito Espíndola e com produção de Daniel Rockenbach, o programa Na Cadeira do DJ vai ao ar às segundas e quartas-feiras, das 10h30 às 12h, na Educativa 104.7 FM, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa (na aba Ouvir a Rádio) ou pela Live na fan page do programa no Facebook. O Cadeira do DJ também está no Instagram.