plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

19 de abril de 2024 - 19:52

Na Cadeira do DJ com o compositor e baterista Vanderlei Pereira

Vanderlei Pereira toca sua bateria. (foto: divulgação)

O programa Na Cadeira do DJ desta quarta-feira (11/11) a partir das 10:30 na Educativa 104.7 recebe o compositor, baterista e arranjador Vanderlei Pereira, direto de Nova York e que está lançando o CD “Vision for Rythm” com sua banda “Blindfold Test”. Celito Espíndola conduz a entrevista produzida e apresentada por Gilson Espíndola e Daniel Rockenbach.

Vanderlei Pereira convive com a cegueira desde a década de 1980 quando já tocava profissionalmente no Rio de Janeiro. O nome do CD novo e de sua banda evocam sua condição já que em tradução livre o disco se chama “Visão para ritmo” e a banda “Teste de olhos vendados”.

O baterista vive em Nova York há 30 anos onde consolidou carreira no cenário do Jazz local. Em quase todos os ensaios de sua banda, Vanderlei trazia mudanças de arranjos e uma pegada brasileira para o trabalho. Um dia um dos músicos reclamou que as partituras estavam ficando impossíveis de ler com os rabiscos. Vanderlei sugeriu que decorassem as músicas, como ele mesmo, cego, sempre fez, e usassem vendas nos olhos na performance das músicas mais difíceis. Deu certo. A banda toda topou, e assim nasceu a “Blindfold Test” que lança, agora seu primeiro CD: “Vision for Rhythm”.

Vanderlei Pereira lidera a banda com sua bateria e faz os arranjos e composições. A “Blindfold Test” é formada por brasileiros residentes ou de passagem por Nova York como Jorge Continentino e Rodrigo Ursaia (sopros), Gustavo Amarante e Itaiguara Brandão (contrabaixo) e os norte-americanos Susan Pereira (voz/percussão), Deanna Witkowski (piano) e Paul Meyers (violão).

Natural de Macaé no Rio de Janeiro, Vanderlei é de uma família de músicos. Seu pai, Licínio, tocava violão e seus irmãos Dirceu, baixo, e Dulcilando, sax. Este último, conhecido como “Maestro Macaé”, tocou em LPs/shows de Chico Buarque, Simone, Adriana Calcanhoto e Djavan. Eram os anos 1970 e Vanderlei quis seguir o mesmo caminho dos irmãos. Como tinha estudos em música clássica, iniciados em Macaé, além de tocar bateria em bandas de jazz, MPB e pop, conseguiu estágio na Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), participando de concertos com regência de Isaac Karabtchevsky.

À medida que o problema visual progredia e sua visão se deteriorava, ele percebeu que não podia continuar atuando no campo clássico por não conseguir ler partituras. Passou a atuar mais com música popular trabalhando com Leila Pinheiro, Sivuca, Rildo Hora e Johnny Alf.

Em 1988 desembarcou em Nova York, nos Estados Unidos, onde passou a atuar com artistas brasileiros como Dom Salvador, Bebel Gilberto, Airto Moreira & Flora Purim, Antonio Adolfo e outros tantos brasileiros que circulam por Nova York. Na cidade Vanderlei Pereira teve aulas de ritmos afro-cubanos com Bobby Sanabria – que escreveu o texto do encarte do CD – e Jazz, com John Riley e Vernel Fournier.

As composições de Vanderlei trazem influências diversas: “Ponto de Partida” mixa partido-alto com jazz enquanto “De Volta à Festa” toma como inspiração um amigo nova-iorquino que passou um carnaval em Recife, adorou o frevo e quis dançar na rua. Em “Vision for Rhythm” Vanderlei quis um solo de bateria, um diálogo melódico entre tambores e caixa.

As composições de Vanderlei trazem influências diversas: “Ponto de Partida” mixa partido-alto com jazz enquanto “De Volta à Festa” toma como inspiração um amigo nova-iorquino que passou um carnaval em Recife, adorou o frevo e quis dançar na rua. Em “Vision for Rhythm” Vanderlei quis um solo de bateria, um diálogo melódico entre tambores e caixa.

O disco ainda traz obras de Airto Moreira (Misturada), Antonio Adolfo (Partido Leve) e Edu Lobo (Corrupião). Sobre essas faixas, Vanderlei comenta: “Um velho sonho que se tornou realidade. Fiquei fascinado quando ouvi “Misturada”, na adolescência, um samba em 7/8 em vez de 2/4; em “Partido Leve” dei um ‘quê de John Coltrane’ na faixa inteira, e “Corrupião” é a fusão de baião, coco e forró, com o ‘approach’ de jazz.” Confira abaixo o trabalho de Vanderlei Pereira em sua página no Spotify e tenha uma palhinha do programa desta quarta-feira:

 

 

Foto em destaque: Divulgação.

Sintonize – Apresentado por Celito Espíndola e com produção de Gilson Espíndola e Daniel Rockenbach, Na Cadeira do DJ vai ao ar às segundas e quartas-feiras, das 10h30 às 12h, na Educativa 104.7 FM, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa (na aba Ouvir a Rádio) ou em formato podcast no Spotify e demais agregadores. O programa Na Cadeira do DJ também está no facebook e no instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *