29 de março de 2024 - 07:37

Na Cadeira do DJ com o cantor e compositor pernambucano Pabllo Moreno

Pabllo Moreno em destaque Na Cadeira do DJ. (foto: divulgação)

O programa Na Cadeira do DJ desta segunda-feira (16/11) a partir das 10:30 na Educativa 104.7 recebe o cantor e compositor pernambucano Pabllo Moreno, um dos mais jovens talentos da música brasileira. Celito Espíndola conduz a entrevista produzida e apresentada por Gilson Espíndola e Daniel Rockenbach.

Pabllo Moreno Barbosa Magalhães é Pernambucano nascido no Recife no dia 28/05/91. Pabllo é filho do guitarrista, instrumentista e compositor João Netto, renomado guitarrista brasileiro que tocou com grandes nomes da MPB como Elba Ramalho, Belchior, Paulo Diniz, Fafá de Belém e Dominguinhos, com quem trabalhou de 2001 até a sua ultima apresentação em 13 de dezembro de 2012 na cidade de Exú, Pernambuco, durante o centenário de Luiz Gonzaga. Do pai herdou o talento e interesse pela música, tanto que aos oito anos Pabllo já fazia parte da banda “Maracamangue” com seus pais tocando alfaia e instrumentos percussivos.

Depois da experiência no entanto Pabllo deu um tempo na música para se dedicar aos estudos e ao futebol. Pabllo quase emplacou uma carreira como jogador mas depois de circular pela base de alguns clubes acabou desistindo e voltou a investir na música, agora como cantor e compositor cantando suas próprias músicas em suas apresentações pelo Brasil. Entre suas maiores influências na MPB estão Luiz Gonzaga, Chico Buarque, João Gilberto, Dominguinhos, Ivan Lins, João Bosco, Belchior, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Edu Lobo, Djavan e outros tantos grandes nomes.

Dominguinhos gravou uma participação com sua sanfona inconfundível em 2008 na composição de Pabllo Moreno chamada “Nordestinos”, música que arrancou fortes elogios de Dominguinhos. No inicio de 2011 a parceria se repetiu – Dominguinhos cantou com Pabllo Moreno a música “Erva Doce”, uma composição de seu pai João Neto com Maciel melo. Dominguinhos acabou por ser uma das maiores influências de Pabllo que na infância acompanhava com o pai as apresentações do grande sanfoneiro chegando a ajudar os músicos da banda.

Em 2009 Pabllo Moreno começou a se inscrever em festivais de música popular Brasileira e aos 18 anos começou a percorrer o circuito brasileiro de festivais da canção marcando presença em Ilha Solteira/SP, Avaré/SP, Ribeirão Preto/SP, Ponta Grossa/PR, Ibotirama/BA e vários outros conseguindo se classificar e consequentemente conquistando importantes prêmios com suas canções.

No final do ano de 2016 Pabllo Moreno lançou seu primeiro CD, “Blues e Baião”, um disco totalmente autoral que tem a direção musical de seu pai João Neto e o texto de apresentação escrito pelo renomado produtor musical José Milton que já produziu grandes nomes da música popular brasileira como Nana Caymmi, Fagner, Toquinho, Paulinho da Viola entre outros. Em Abril de 2017 Pabllo Moreno foi um dos artistas indicados ao prêmio da música pernambucana com seu álbum de estreia “Blues e Baião” na categoria MPB. O reconhecimento rendeu o convite para participar do programa “Sr. Brasil” da TVE Cultura apresentado por Rolando Boldrin.

Em 2018 Pabllo Moreno se apresentou em festivais de MPB no interior de São Paulo abrindo shows para Zeca Baleiro, Mônica Salmaso, Erasmo Carlos entre outros além de ter se apresentado no Festival de inverno de Garanhuns no palco mestre Dominguinhos na noite dedicada a MPB com artistas como Flávio Venturini, Roberto Menescal e outros. No primeiro semestre de 2019 realizou a turnê do CD Blues e Baião pelo circuito cultural do Banco do Nordeste. Atualmente Pabllo Moreno está em estúdio preparando seu segundo disco. Para conhecer mais do trabalho de Pabllo, confira sua página no Spotify e fique com uma palhinha do talento de Pabllo Moreno com a participação dele no “Sr. Brasil”:

Foto em destaque: Divulgação.

Sintonize – Apresentado por Celito Espíndola e com produção de Gilson Espíndola e Daniel Rockenbach, Na Cadeira do DJ vai ao ar às segundas e quartas-feiras, das 10h30 às 12h, na Educativa 104.7 FM, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa (na aba Ouvir a Rádio) ou em formato podcast no Spotify e demais agregadores. O programa Na Cadeira do DJ também está no facebook e no instagram.