O projeto de homenagear Manoel de Barros por meio de uma releitura original feita por autores sul-mato-grossenses foi o tema do programa Na Cadeira do DJ, da 104.7 FM Educativa. “101 Reinvenções para Manoel – Um estudo sobre a influência da linguagem do poeta Manoel de Barros sobre a criação literária em MS” é uma antologia, organizada por Fábio Gondim (poeta e professor) e Ana Maria Bernardelli (poeta e professora), composta de textos escritos justamente por 101 autores, como explicou o próprio Fábio:
“A ideia de reunir 101 escritores é porque neste ano Manoel de Barros completaria esta idade. Como ele nasceu no dia 19 de dezembro, vamos lançar o livro nesta data, na livraria Leparole, em Campo Grande”.
A primeira edição da obra tem 1.500 exemplares, e foi publicada com a ajuda dos próprios colaboradores do livro, informou o organizador. “Decidí investir neste projeto, em conjunto com a professora Ana, ao perceber a influência bem forte que Manoel de Barros exerce sobre a escrita em Mato Grosso do Sul”, destacou Fábio.
Ao convidar os escritores a participarem do projeto, Gondim e Bernardelli esclareceram os objetivos da iniciativa, e nortearam a criação dos autores literários para a coletânea que celebra os 101 anos de Manoel de Barros:
“Parafrasear o estilo manoelino de escrever é uma tarefa impossível, mas oriento os autores a se reinventarem para homenagear Manoel de Barros. Essa antologia deve primar pela simplicidade, por possíveis empregos de neologismos, pela originalidade, enfim, pela força mágica das palavras, essa que o atraiu (o grande poeta) irresistivelmente porque o enriquecia”.
Um dos escritores que participaram da antologia é o Diretor-Presidente da Fertel, Bosco Martins. O jornalista se considera um apaixonado pela obra de Manoel de Barros, e contou que teve o privilégio de conhecer e entrevistar o poeta, uma personalidade mais reclusa, que não era afeita aos holofotes e exposições na mídia.
Lembrete – Lançamento do livro “101 Reinvenções – Um Estudo sobre a influência da linguagem do poeta Manoel de Barros sobre a criação literária em MS”. Local : livraria Leparole, rua Euclides da Cunha, 1126, Jardim dos Estados. Data: 19 de dezembro, a partir das 18h.
Serviço – Programa Na Cadeira do DJ. Produção e apresentação: Celito e Gilson Espíndola. Horário: a partir das 10h30, às segundas e quartas-feiras, na 104.7 FM Educativa.