28 de março de 2024 - 06:17

Na abertura do 35° Bon Odori, Governo inaugura quadra poliesportiva na Associação Nipo

O secretário especial do Governo do Estado, Carlos Alberto de Assis, representou o Governador Reinaldo Azambuja, na abertura do 35° Bon Odori, e inauguração da quadra poliesportiva da Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira (AECNB) neste sábado (17.08).

“Uma festa tradicional que reúne toda comunidade nipo-brasileira, que tem uma participação intensa no desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. Por isso o Governo do Estado se faz presente, com investimentos. Hoje aqui inaugurando essa quadra que vem agregar mais espaços”, enfatizou Assis lembrando que MS possui a terceira maior comunidade nipônica do país.

O espaço coberto que passa a integrar a infraestrutura da AECBN, foi construído com recursos que totalizam R$ 370,5 mil. A contrapartida do Governo do Estado, no valor de R$ 126,8 mil, via Fundo de Investimentos Esportivos (FIE), para liberação de uma emenda no valor de R$ 243,7 mil, permitiu a construção do novo ginásio multiuso da associação.

Inauguração da quadra multiuso Nipo Brasileira

Presente no evento o diretor presidente da Fundesporte, Marcelo Miranda, destacou a valorização da cultura e o fortalecimento do esporte. “E esse dia é muito especial também, pela inauguração do ginásio, que desde 2012 esse recurso estava parado, o Governador Reinaldo Azambuja pediu que a gente resgatasse essa emenda parlamentar, com todo apoio da direção da associação Nipo, a gente conseguiu”, lembra.

O presidente da AECNB, Nilson Aguena agradeceu a parceria do Governo na modernização da infraestrutura do local. “A família nipo hoje está mais feliz porque está ganhando mais um espaço. Gostaria que o senhor levasse nossa muito obrigado para o nosso governador” destacou.

Considerada a maior festa da comunidade japonesa em Campo Grande, o Bon Odori de 2019 faz alusão às comemorações do 120º Aniversário da Capital. Em dois dias de evento, sábado e domingo, a sede da AECNB recebe visitantes com música, dança e comidas típicas.

O Bon Odori tem sua origem no Budismo, quando os japoneses se reuniam em festa para agradecer a colheita e celebrar as almas dos antepassados. O som dos tambores típicos (taiko), das flautas de bambu (fue) e do canto em estilo min’yo embalam a dança que consiste em movimentos delicados e simples com cinco gestos básicos que simbolizam: colher, ceifar, semear, agradecer e festejar.

Mireli Obando, Subsecretaria de Comunicação (Subcom)

Fotos: Saul Schramm