28 de março de 2024 - 14:36

Na abertura da Conferência da Unale, governador destaca que o momento é de pacificar e retomar a economia

O governador Reinaldo Azambuja participou na noite desta quarta-feira (24), em Campo Grande, da abertura do 24° Conferência da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), que ocorreu no Centro de Eventos Expo Bosque dos Ipês. Durante seu discurso destacou a importância do Poder Legislativo para convergir, surgir novas ideias e propor uma agenda positiva para o País. “O Legislativo tem este papel de pacificar e abrir novos debates para melhorar as condições da população, retomar a economia e gerar empregos”.

O governador defendeu que o foco é estar preparado aos novos desafios após a pandemia. “Aqui a Assembleia sempre teve uma parceria de qualidade e nunca nos faltou. Que esta conferência tenha uma boa jornada de debates”.

Organizador do evento e vice-presidente da Unale, o deputado estadual Lidio Lopes ressaltou que sempre frequentou os eventos da entidade e conseguiu desta vez trazer a Mato Grosso do Sul. “Nós estamos realizando um sonho, trazendo este evento para discutir o legislativo estadual e promover uma excelente conferência”.

A presidente da Unale, a deputada estadual da Bahia, Ivana Bastos, ressaltou que foi uma longa jornada da entidade, que durante a pandemia estava sob sua gestão. “Unale já investia em tecnologia, que foi essencial na pandemia, nos adequamos ao momento com o trabalho remoto. O foco agora é fortalecer as Casas de Leis, e fazer o recomeço depois de tantas perdas”.

Presente no evento, o titular da Semagro, Jaime Verruck, destacou que o Legislativo teve um papel importante na pandemia. “Votaram projetos importantes de emergência na saúde e também para retomada da economia, com sessões virtuais, se adaptando ao novo momento”.

Evento

Nesta edição, a Conferência tem como tema central a “Unale 25+”, que trata dos 25 anos da entidade e busca redesenhar os caminhos e desafios do Poder Legislativo após a pandemia do coronavírus, que atingiu todo País e mudou a rotina e as atividades dos parlamentares desde o ano passado.

O evento teve sua abertura nesta quarta-feira e segue até o dia 26 de novembro, com diversos painéis e debates que tem como função melhorar e qualificar os rumos do Poder Legislativo de todo o Brasil. As discussões e atividades da conferência vão ocorrer de forma híbrida, com uma parte presencial e outra virtual, que tem a previsão de participação de até 30 mil pessoas.

Entre os painéis disponíveis estará o “Redesenhando a Modernização nos Parlamentos” e o “Gestão de inovação com governadores”, que terá a participação do governador Reinaldo Azambuja. Assim como a discussão sobre os “Aspectos econômicos do Agronegócio”, que terá a presença da ministra da Agricultura, Tereza Cristina.

Além do governador, participaram da solenidade o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado Paulo Corrêa, assim como os deputados estaduais Lidio Lopes, Herculano Borges, Antônio Vaz e Renato Câmara, além do secretário Jaime Verruck (Semagro), a vice-prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, além de os parlamentares de outros estados.

Leonardo Rocha, Subcom
Fotos: Chico Ribeiro