A Prefeitura de Campo Grande iniciou um mutirão de consultas oftalmológicas com objetivo de ampliar o acesso de pacientes que estão aguardando na fila do Sistema Único de Saúde (SUS). Inicialmente estão sendo ofertadas 60 consultas, mas a expectativa é dobrar o número de vagas, passando a atender 120 pacientes por fim de semana. Os atendimentos ocorrerão sempre aos sábados, no Centro de Especialidades Médicas (CEM).
O atendimento é voltado apenas a pacientes inseridos no Sistema de Regulação Ambulatorial (Sisreg) que já estão aguardando vaga. O contato com os usuários para informar a data e horário da consulta é feito pelas equipes da secretaria.
O primeiro acesso para uma consulta em oftalmologia é feito na Atenção Primária, através das unidades básicas e de saúde da família e, conforme critérios clínicos pré-estabelecidos de prioridade, os pacientes são direcionados para o CEM ou para os demais serviços conveniados. Durante a semana, o Município oferta em média 135 consultas nesta especialidade.
Confira mais detalhes na reportagem de Daniela Nahas: