29 de março de 2024 - 08:35

Municípios participam de capacitação para elaboração do Plano Municipal de Cultura

A superintendência de Economia Criativa da Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), iniciou na tarde da última segunda-feira (18), no centro Cultural José Octávio Guizzo, na sala Rubens Corrêa, a capacitação continuada de elaboração do Plano Municipal de Cultura. O encontro vai até o dia 20 de julho e reúne gestores de 28 municípios do Estado.

A abertura contou com a presença da secretária adjunta da Sectei e presidente da Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul (FCMS), Andréa Freire e da superintendente de economia criativa da Sectei, Claudia Medeiros. No dia de abertura os gestores presentes assistiram as palestras do superintendente do Fundo de Investimentos Culturais (FIC), Ricardo Maia, falando sobre editais e dando orientações sobre o Fundo de Cultura e do professor Belchior Cabral, contando sua vivência na implementação do Sistema Municipal de Cultura.

Os municípios presentes são: Aral Moreira, Bataguassu, Brasilândia, Caarapó, Amambai, Camapuã, Chapadão do Sul, Fátima do Sul, Figueirão, Itaquiraí, Jaraguari, Ladário, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de MT, Selvíria, Sidrolândia, Sonora, Terenos, Maracaju, Coxim, Campo Grande e Rochedo.

Valorizando o encontro dos gestores, a secretária adjunta da Sectei, Andréa Freire, falou sobre a importância da institucionalização da cultura nos municípios. “Vocês tem um valor imenso para o município de vocês e para o Estado. Quando falamos da cultura do seu município, de suas tradições e patrimônios, estamos falando da memória e do valor da sua cidade. Não temos dúvida de que o Sistema Municipal de Cultura só será importante se envolver as pessoas da cidade, não só as que estão ligadas ao segmento da cultura, mas todas outras áreas”, afirmou Andréa.

Elizete Rodrigues Scudeler, superintendente da Fundação Cultural de Naviraí, já participou inúmeras vezes de seminários e encontros promovidos pela superintendência de Economia Criativa. O contato já rendeu bons frutos. Em janeiro deste ano, Naviraí recebeu o 2º Ciclo de Oficinas de Esclarecimento e Elaboração de Projetos sobre o Edital do Fundo de Investimentos Culturais – FIC. “Esta ligação é extremamente importante para nós, pois têm nos oferecido grandes momentos de aprendizado e nos faz reconhecer os passos que ainda podemos dar para avançar”, esclareceu a superintendente.

Na expressão e fala dos gestores é fácil notar a diferença entre os municípios que ainda necessitam compreender a importância da institucionalização da cultura em sua região. Sonia Stucki Alves, gerente municipal de Educação, Cultura e Lazer assume que seu município ainda precisa compreender de que forma a cultura contribui com o desenvolvimento local. “A cultura está em minha pasta mas ainda não encontrei uma forma ideal de pegar o eixo, como por exemplo alinhar a educação. Por isso vamos participar deste e de outros encontros buscando nos aperfeiçoar”, argumentou Sonia.

Um pouco mais avançado na compreensão das políticas públicas para a cultura, o professor de Rio Verde, Luis Estevan destacou a importância do Sistema Municipal de Cultura. “o Sistema de Cultura é tão importante quanto o sistema de saúde, o outro sistema. Precisamos convencer as pessoas a acreditarem nisso”, acentuou.

A capacitação oferecida pela Superintendência de Economia Criativa oferece reflexões, debates e compartilhamento de experiências que podem auxiliar em todas as etapas de formulação, seja no fortalecimento dos conselhos, seja na criação de organismos municipais de gestão cultural.
As oficinas continuam até quarta (20 de julho) e acontecem no Memorial da Cultura, na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, 4º andar.

(Fotos: Daniel Reino)