25 de abril de 2024 - 03:56

Municípios atingidos pelas chuvas recebem roupas, cobertores e calçados

Doze municípios sul-mato-grossenses que estão em situação de emergência por causa dos estragos causados pelas chuvas receberam, nesta segunda-feira (23), doações de roupas, cobertores e calçados apreendidos pela Receita Federal. O repasse ocorreu por meio de parceria com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Participaram do evento o governador Reinaldo Azambuja e a secretária da Sedhast, Elisa Cleia Nobre.

JBC_9810

Cada cidade recebeu cerca de 800 quilos de produtos, um total aproximado de 9,6 toneladas. Os municípios beneficiados foram Amambai, Caarapó, Coronel Sapucaia, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Juti, Naviraí, Sete Quedas, Paranhos e Tacuru – os primeiros que decretaram situação de emergência por causa das chuvas e tiveram a condição reconhecida pelo Governo do Estado.

“Em dezembro de 2015 as cidades do Cone-Sul de Mato Grosso do Sul receberam a maior precipitação pluviométrica dos últimos 50 anos, o que gerou muita destruição. Seja com recursos financeiros para reconstruir as cidades ou com doação de roupas e agasalhos, nossa missão é atender as famílias que tanto precisam de apoio”, disse Reinaldo. Ele ainda agradeceu a parceria da Receita Federal, que ajuda “a diminuir a dor das pessoas” com as doações.

O prefeito de Tacuru, Paulo Pedro Rodrigues, o Pedrinho, agradeceu o apoio do Estado e da Receita Federal afirmando que as mercadorias chegarão àquelas pessoas que precisam. “Gente realmente necessitada”, discursou ele representando todos os prefeitos. A secretária da Sedhast afirmou que o momento da entrega foi de reafirmar a unidade do governo estadual com os municípios. “Estamos cumprindo nosso papel de atender a todos”, destacou Elisa,  lembrando ainda que o projeto para doação às cidades teve início quando a vice-governadora Rose Modesto comandava a secretaria.

JBC_9764

Ainda participaram da solenidade os secretários de Estado da Casa Civil, Sérgio de Paula, de Governo e Gestão Estratégia, Eduardo Riedel, e de Administração e Desburocratização, Carlos Alberto de Assis; a primeira-dama do Estado, Fátima Azambuja; os prefeitos José Gomes Goulart (Sete Quedas), Vanderlei Bispo (Japorã), José Roberto Felippe Arcoverde (Iguatemi); Léo Matos (Naviraí), Mário Valério (Caarapó) e Marta Maria Araújo (Eldorado); o coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Isaías Bitencourt e os deputados estaduais Lídio Lopes e Rinaldo Modesto.

Bruno Chaves, da Subsecretaria de Comunicação do Governo do Estado | Fotos: Jessica Barbosa