17 de abril de 2024 - 22:09

Mulheres se destacam em posições de chefia na Agência Penitenciária

Mulheres do COPE / Foto: Agepen

Vestir a farda da Polícia Penal e todos os desafios acarretados, é uma missão dividida pelas servidoras Terezinha e Michelli Bortolotto, mãe e filha, mulheres atuando na segunda profissão mais perigosa do mundo, conforme classificação da Organização Internacional do Trabalho, devido ao contato direto com os mais diversos tipos de criminosos.

Mãe e filha, Terezinha e Michele Bortoloto são policiais penais / Foto: Agepen

Terezinha tem 18 anos na carreira e viu sua filha seguir seu exemplo há pouco mais de dois anos. Já Michelli garante que realmente se espelhou no exemplo da mãe, que sempre demonstrou que lugar de mulher é onde ela quiser.

Terezinha e Michelli são exemplos de como as mulheres estão cada vez mais inseridas na segurança pública de Mato Grosso do Sul, com força, determinação e coragem, em especial na Polícia Penal, onde hoje representam 37,8% do quadro de servidores, atuando desde a linha de frente nas prisões, grupos operacionais, ações de ressocialização, atividades administrativas à cargos de direção na Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário). A proporção é alta se considerar que a população carcerária custodiada é 95% formada por homens.

Atualmente, integram o quadro de servidores da Polícia Penal 767 mulheres que dedicam parte de suas vidas para que o sistema penitenciário desenvolva um trabalho eficaz em benefício de toda a população. Em meio a um ambiente cercado por muralhas e grades e na lida com pessoas com histórico de criminalidade e violência, elas mostram a sua força e sensibilidade para manter a segurança e disciplina nas unidades Agepen.

Entre as áreas de atuação da Agepen, destaque para a DAP (Diretoria de Assistência Penitenciária), responsável por ações de educação, trabalho, saúde e promoção social da massa carcerária, na qual a predominância de chefias é de mulheres. As chefes das quatro divisões que compõem a diretoria, e a própria direção da DAP, são todas do sexo feminino.

Saiba mais detalhes na reportagem de Zilda Vieira para a Rádio 104,7 FM Educativa: