25 de abril de 2024 - 03:26

Mulheres de Bonito se unem em evento de comemoração aos 25 anos do asilo São José

Mais do que celebrar os 25 anos do Asilo São José, em Bonito, o Circuito de Palestras e Coquetel Beneficente, que será realizado nesta quinta-feira (12), a partir das 19 horas no salão de eventos do Hotel Marruá, tem como objetivo prestigiar as Irmãs de Santa Marta, responsáveis por manter o local e cuidar, incansavelmente, dos 24 idosos que vivem atualmente ali e de tantos outros que tiveram o asilo como sua última morada durante todos esses anos.

Asilo abriga 24 idosos atualmente (Foto: Sérgio Vilquer Martins)

Mirta, Louisa, Izabel e Valdirene prestam um importante trabalho para sociedade bonitense, estando a frente da única instituição, em tempo integral, de abrigo de idosos no município. O Asilo São José começou a ser implantando em Bonito em 1991, por meio de subsidio vindo da Itália, conquistado pelo Padre Salvatore Iddau, missionário PIME (Pontifício Instituto das Missões Exteriores no Brasil) pároco do município na época.

No ano seguinte, 1992, três irmãs da Congregação foram designadas para organizar e tomar conta da Associação Obras Sociais São José, fundada oficialmente um ano depois, em 2 de agosto de 1993. Atualmente a instituição conta com 25 leitos, espaço para moradia, endereço de referencia, condições de repouso, espaço de estar e convívio, entre outros e trabalha de forma ininterrupta.

O Asilo São José conta repasses da Prefeitura, firmados por meio de convênios, e doações da sociedade civil. Segundo a diretoria do local, as despesas mensais do Asilo chegam a R$ 60 mil, incluindo alimentação, medicamentos, despesas gerais da casa e pagamento dos funcionários e mesmo utilizando parte da aposentadoria dos idosos, permitida por lei, o montante não é suficiente para suprir a demanda do local e por isso são necessárias ações para levantar fundos e doações constantes.

Durante o Circuito de Palestras e Coquetel Beneficente será realizado um bazar de algumas lojas de roupas de Bonito e a venda será revertida para o asilo. O evento também conta com um talk show (palestras curtas) de vários temas sobre a mulher, ministradas por representantes da categoria no município. Confira:

• Dr° Xadia ( Saúde da mulher)

• Ana Cristina Trevelin (Crenças limitantes)

• Dr° Adriana Lampert ( Violência contra a mulher)

• Cleusa Flores (A importância da educação financeira)

• Nancy Paliarin (Espiritualidade na vida da mulher)