plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

23 de abril de 2024 - 06:29

Muito Reggae com Rasdair da Mata na Cadeira do DJ

O apresentador Rasdair da Mata. (foto: Daniel Rockenbach)

A Cadeira do DJ de segunda (3) foi animada ao som de muito Reggae com o apresentador Rasdair da Mata. Ele veio ao programa falar com Celito e Gilson Espíndola sobre o Reggae e a declaração do estilo como patrimônio imaterial da humanidade.

Rasdair da Mata faz parte da programação da Educativa 104.7 FM com o programa Xaymaca Reggae que vai ao ar aos domingos, das 22h à 00h, sempre trazendo novidades do Reggae no Brasil e no mundo. Com a declaração no último dia 29 de novembro da UNESCO, o Reggae tornou-se patrimônio imaterial da humanidade e finalmente recebeu seu merecido destaque na cultura mundial.

A conversa foi uma verdadeira aula do grande Rasdair que remontou as origens do Reggae nos anos 1950 com os imigrantes chineses que no começo do século XX protestaram contra os trabalhos forçados na construção do Canal do Panamá. Depois dos protestos, um grupo de chineses entrou num acordo com o governo britânico para voltar para a China, no entanto, um grupo decidiu ficar em uma das paradas da viagem de volta e tentar a vida ali, na Jamaica.

Gilson Espíndola, Rasdair da Mata e Celito discutem as origens do Reggae. (foto: Daniel Rockenbach)

Desse grupo veio Thomas Wong, mais conhecido como “Tom, the great Sebastien”, criador do primeiro sistema de som dancehall na décacada de 1950. A partir desse sistema surgiram as primeiras mixagens eletrônicas vertendo em novos estilos na música e na forma de se apresentar a música com os DJs. A inserção da palavra falada durante a execução das músicas é citada por Rasdair como um dos precursores do rap e isso já começou a ser feito na década de 1960 na Jamaica.

Como isso tudo desembocou no Reggae que conhecemos? Foi a primeira pergunta que ocorreu na entrevista. Graças a essa tecnologia, Rasdair conta que a popularização e o alcance da música fez com que surgissem novas experimentações como o Ska e Dub que juntaram referências da música caribenha, os ritmos latinos e uma pegada mais lenta para formar o que viria a ser o Reggae de grandes lendas como Bob Marley e Peter Tosh.

Rasdair comenta: “Diz a lenda que houve uma temporada muito quente em Kingston e o calor fez com o que os músicos decidissem diminuir o ritmo agitado da música para algo mais arrastado, ritmado. É nesse momento que o Reggae ganha o espaço e surge como novidade musical.”, conta o apresentador. Rasdair trouxe ao programa a música “Jump up Jamaica” de Byron Lee que entrou na trilha sonora de “007 contra o Satânico Dr. No” em 1962. O filme ajudou a popularizar com a trilha o que viria a se tornar o Reggae como conhecemos hoje mas que na época tinha uma pegada bem caribenha.

Uma verdadeira aula sobre a história do Reggae com Rasdair da Mata. (Daniel Rockenbach)

No Brasil, a referência no Reggae é o Maranhão, a cidade de São Luiz recebe muitos shows, inclusive de artistas jamaicanos que nem trabalham mais com a música mas que, uma vez convidados, acabam retomando a carreira e as apresentações. Rasdair acredita na internet como facilitador no processo da descoberta de novos talentos hoje em dia: “Através do iTunes e outros meios de distribuição você pode chegar na música de gente do outro lado do mundo. Eu descubro novos grupos e não preciso esperar um disco chegar aqui em todo um processo que demorava muito antes, agora o músico lança o trabalho e no mesmo dia eu já posso comprar online.”, comenta.

Para acompanhar um Reggae dos bons, boas dicas e altas referências sobre o estilo musical, confira o programa Xaymaca Reggae com Rasdair todo domingo na Educativa 104.7 FM ou online pelo Portal da Educativa. O programa já tem 4 anos no ar e sempre traz novidades na programação além de muita informação para os ouvintes admiradores de Reggae.

Sintonize – Apresentado por Gilson e Celito Espíndola, o programa Na Cadeira do DJ vai ao ar às segundas e quartas-feiras, das 10h às 11h30, na Educativa 104.7 FM, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa (na aba Ouvir a Rádio) ou pela Live na fan page do programa no Facebook. O Cadeira do DJ também está no Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *