28 de março de 2024 - 09:29

Mtur estima R$ 60 milhões em investimentos do Prodetur+Turismo em cidades de MS

A capital sul-mato-grossense recebeu, na ultima sexta-feira (10), o evento que presta consultoria especializada a entidades públicas, privadas e empresários do setor interessados em investir no turismo por meio do programa, que dispõe de R$ 5 bilhões em linha de crédito e visa a estruturação dos destinos brasileiros. A expectativa é de que sejam apresentados projetos de infraestrutura que vão ultrapassar o valor de R$ 60 milhões no Estado.

A novidade para a quinta edição foi um atendimento personalizado com representantes do Ministério do Turismo, do Sebrae e do BNDES. Foram dois dias de reuniões com representantes das cidades de Campo Grande, Corumbá, Três Lagoas, Bonito e empresários dos setores de serviços, hotelaria, ecoturismo e gastronomia para tirar dúvidas e auxiliar no andamento do processo.

“Temos uma linha de crédito com três anos de carência e 20 anos para pagar e financiar qualquer projeto que tenha viabilidade econômica. A principal condição é que a natureza dos projetos seja benéfica para o turismo. Temos que apostar no turismo e vamos precisar de eficiência e investimentos. O turismo vive de novidades, de expansão, as pessoas querem coisas novas. E é aí que entra o Prodetur”, comentou o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz.

Para ter acesso ao crédito é preciso atender a alguns requisitos. São elegíveis empresas de turismo, microempreendedores individuais, fundações, associações, cooperativas, entidades, clubes, órgãos públicos e prefeituras dos 3.285 municípios que integram o Mapa do Turismo. No Mato Grosso do Sul, 47 municípios estão aptos a solicitar os recursos. Até o momento, 38 projetos foram apresentados ao MTur, somando R$ 1,6 bilhão. Prazos e taxas serão definidos pela instituição financeira em função do porte e características do projeto, e também da capacidade de pagamento do empreendimento, cliente público ou grupo econômico contratante.

Superintendente de Turismo na prefeitura de Campo Grande, Juliane Salvadori elogiou a iniciativa. “Foi extremamente produtivo. Pudemos tirar as principais dúvidas que tínhamos em relação ao programa. Agora podemos dar continuidade no cadastramento dos nossos programas para viabilizar os recursos necessários. Já temos alguns projetos cadastrados, mas agora vamos analisar a viabilidade para reformular os orçamentos e apresentar no Prodetur”, afirmou.

PRODETUR + TURISMO – O Ministério do Turismo instituiu o Programa Nacional de Desenvolvimento e Estruturação do Turismo (PRODETUR+Turismo) por meio da portaria nº 74, de abril de 2018. O objetivo é disponibilizar recursos para a estruturação dos destinos turísticos brasileiros, oferecendo oportunidade de fomento ao desenvolvimento local e regional por meio de parcerias com estados, municípios e entes privados.

Propostas alinhadas às diretrizes da política nacional de turismo receberão o Selo Oficial +Turismo. O carimbo identifica que os planos ou projetos foram previamente analisados pelo MTur e receberão prioridade de tramitação junto ao banco contratado na operação de crédito.

Fonte: MTur