23 de abril de 2024 - 03:34

MS fornecerá carne para refeições dos atletas olímpicos, anuncia Reinaldo

Mato Grosso do Sul será fornecedor de carne para os atletas do mundo todo que estarão no Rio de Janeiro, nas Olimpíadas 2016. O anúncio foi feito pelo governador Reinaldo Azambuja durante a abertura da 11ª Dinapec – Dinâmica Agropecuária, realizada pela Embrapa Gado de Corte, na manhã desta quarta-feira (9).

Para um auditório repleto de lideranças de todos os setores e pesquisadores, o governador destacou que ser fornecedor das olimpíadas é um reconhecimento da qualidade e sanidade da produção sul-mato-grossense. “Eventos como a Dinapec são oportunidades, também, para reconhecermos o papel da pesquisa e tecnologia de órgãos como a Embrapa e do empreendedorismo do homem do campo na aplicação de resultados que fazem nossa agropecuária protagonista não produção de alimentos em âmbito mundial”, enfatizou.

33

Durante o evento, o Governo do Estado e a Embrapa assinaram uma declaração de interesses com objetivo de implantar o Programa Estado Carbono Neutro, ou seja, reduzir e mitigar as emissões de gases de efeito estufa.  O programa também terá participação da WRI Brasil, uma instituição internacional que trabalha com poderes públicos e empresas privadas na formulação de políticas e ações de baixo carbono.

“Ontem já demos uma importante contribuição para atingir este objetivo com o lançamento do projeto de recuperação de áreas degradadas que prevê a recuperação de dois mil hectares em cinco anos”, afirmou. O governador também mencionou o que chamou de ‘ruídos’ em relação ao programa Novilho Precoce. “Estamos trabalhando para modernizar o programa e reduzir a possibilidade de fraudes que lesam o poder público. Vamos remodelar, mas o programa vai continuar, com certeza”, afirmou.

O diretor de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Waldir Stumpf Junior, lembrou que, em quatro décadas, o Brasil deixou de ser importador para ser um dos maiores exportadores de alimentos, passando a safra de grãos de 40 milhões para mais de 200 milhões de toneladas nesse período. E destacou os sistemas de integração, um conhecimento desenvolvido pela Embrapa Gado de Corte, com todas as suas possibilidades de integração. O iLP – Integração Lavoura Pecuária é a ferramenta que será usada pelo programa de recuperação de áreas degradadas do Estado. “A Dinapec serve para mostrar à sociedade um pouco do que fazemos. A pesquisa é parte disso, mas não fazemos sozinhos porque o produtor brasileiro tem mostrado que é competente em produzir alimentos e estruturar as cadeias produtivas”, finalizou.

O chefe geral da Embrapa Gado de Corte, Cleber Soares, destacou em seu pronunciamento que a partir desta edição a Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) passa a dividir a realização do evento. Durante a abertura, foi lançado o livro ‘Carrapatos – protocolos e técnicas para estudo’ e apresentado o ‘Aplicativo Sumário de Touros Nelore – Geneplus Embrapa’

3

Dinapec – Em sua 11ª edição, a Dinapec – Dinâmica Agropecuária iniciou hoje e vai até sexta (11), na sede da Embrapa Gado de Corte. Instalada em área de 30 hectares e com entrada gratuita, a feira tem objetivo de transferir tecnologias produzidas pela Embrapa para seu público de interesse direto: produtores e técnicos do setor agropecuário. A programação prevê 10 temas de roteiros tecnológicos e 15 oficinas. A expectativa é que o evento atraia 2 mil visitantes. O evento tem a participação das unidades da Embrapa – Agropecuária Oeste, Pantanal, Florestas, Pecuária Sudeste, Rondônia, Caprinos e Ovinos, Agroindústria de Alimentos, Gado de Leite e Gado de Corte. Tem ainda a parceria da Fundação MS, Unipasto, Iagro/MS, Famasul e Sistema S (Sesc, Sebrae e Senar).

Texto: Rosane Amadori

Fotos: Moisés Silva