18 de abril de 2024 - 15:26

MS tem representantes da Capital e interior entre vencedores de etapa do Prêmio Professores do Brasil

Os seis vencedores da etapa estadual da 11ª edição do Prêmio Professores do Brasil em Mato Grosso do Sul são dos municípios de Campo Grande, Terenos, Costa Rica e Glória de Dourados. O prêmio é divido por categoria, tendo um vencedor e dois professores de destaque em cada. Ao todo, 158 professores foram vencedores e 294 foram escolhidos como destaques na etapa estadual. No dia 11 de outubro, o MEC vai anunciar os 30 selecionados para a etapa nacional e os selecionados para a premiação especial. Os vencedores nacionais serão conhecidos em 29 de novembro, no Rio de Janeiro.

Na categoria Creche, a professora Anielise Mascarenhas Guedes, do Centro de Educação Infantil (CEI) Jose Eduardo Martins Jallad -ZEDU, de Campo Grande, venceu com o o projeto ‘Descobrindo Sensações: Trabalhando os Sentidos no Berçário’. Na pré-escola a vencedora foi Eva Adriana Gomes Barbosa, da Escola Municipal Profª Ana Lucia de Oliveira Batista, também da Capital, com o trabalho ‘Nós podemos ser a mudança que queremos no
trânsito’.

O interior foi representado por Costo Rica na categoria ‘Ciclo de Alfabetização: 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental’, tendo como vencedor o projeto ‘Olhar Carinhoso’ da professora Kelcilene Almeida Nunes da EM Joaquim Faustino Rosa e Terenos na categoria 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, com o projeto ‘O MILK nosso de cada dia: uma experiência sobre consumo e responsabilidade social’, da Luana Cristina Amorim Roja de Lima da EM Alvaro Lopes.

Na categoria 6º ao 9º ano do Ensino Fundamenta, o professor Nizael Flores de Almeida, da EM Prof Hercules Maymone, de Campo Grande Semana Literária venceu com o trabalho ‘Poesia não compra sapato, mas como andar sem poesia, Emmanuel?’ e na categoria Ensino Médio a professora Eliane Milani e Silva Escola Estadual Profª Eufrosina Pinto, de Glória de Dourados venceu com o projeto ‘Educação Financeira e Sustentabilidade’.

Os municípios de Aquidauana, Coxim, Camapuã e Ponta Porã também aparecem na lista com professores de destaque. (Confira aqui todos selecionados de MS).

Criado em 2005, o prêmio é voltado a professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula. Nesta edição, segundo o MEC, 4.040 professores de todo o país se inscreveram.

De acordo com o MEC, entre vencedores e destaques, há professores de escolas de grandes centros, de pequenas comunidades, com regime de alternância, especializadas em educação inclusiva, com atendimento a jovens e adultos em privação de liberdade, com centenas de alunos e até com uma única sala de aula de turma multisseriada. O vencedor mais novo tem 23 anos e o mais experiente, 65.

Os temas mais recorrente entre vencedores e destaques foram alimentação saudável; inclusão, respeito ao próximo e valorização humana; e meio ambiente e sustentabilidade.

Premiação

O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do MEC com instituições parceiras. Para participar, os professores enviaram um relato da prática pedagógica desenvolvida com seus alunos. Neste ano, serão distribuídos R$ 305 mil aos vencedores que também serão agraciados com viagens educativas pelo Brasil e pelo exterior. As escolas dos candidatos que tiverem experiências selecionadas receberão placas.

Além das etapas estadual, regional e nacional, os professores podem concorrer em uma das cinco temáticas especiais: “O esporte como estratégia de aprendizagem”, “Uso de tecnologias de informação e comunicação no processo de inovação educacional”, “Boas práticas no uso de linguagens de mídia para as diferentes áreas do conhecimento no ensino fundamental e médio”, “Práticas inovadoras de educação científica” e “Educação empreendedora”.

Com informações de Agência Brasil