Os seis vencedores da etapa estadual da 11ª edição do Prêmio Professores do Brasil em Mato Grosso do Sul são dos municípios de Campo Grande, Terenos, Costa Rica e Glória de Dourados. O prêmio é divido por categoria, tendo um vencedor e dois professores de destaque em cada. Ao todo, 158 professores foram vencedores e 294 foram escolhidos como destaques na etapa estadual. No dia 11 de outubro, o MEC vai anunciar os 30 selecionados para a etapa nacional e os selecionados para a premiação especial. Os vencedores nacionais serão conhecidos em 29 de novembro, no Rio de Janeiro.
Na categoria Creche, a professora Anielise Mascarenhas Guedes, do Centro de Educação Infantil (CEI) Jose Eduardo Martins Jallad -ZEDU, de Campo Grande, venceu com o o projeto ‘Descobrindo Sensações: Trabalhando os Sentidos no Berçário’. Na pré-escola a vencedora foi Eva Adriana Gomes Barbosa, da Escola Municipal Profª Ana Lucia de Oliveira Batista, também da Capital, com o trabalho ‘Nós podemos ser a mudança que queremos no
trânsito’.
O interior foi representado por Costo Rica na categoria ‘Ciclo de Alfabetização: 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental’, tendo como vencedor o projeto ‘Olhar Carinhoso’ da professora Kelcilene Almeida Nunes da EM Joaquim Faustino Rosa e Terenos na categoria 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, com o projeto ‘O MILK nosso de cada dia: uma experiência sobre consumo e responsabilidade social’, da Luana Cristina Amorim Roja de Lima da EM Alvaro Lopes.
Na categoria 6º ao 9º ano do Ensino Fundamenta, o professor Nizael Flores de Almeida, da EM Prof Hercules Maymone, de Campo Grande Semana Literária venceu com o trabalho ‘Poesia não compra sapato, mas como andar sem poesia, Emmanuel?’ e na categoria Ensino Médio a professora Eliane Milani e Silva Escola Estadual Profª Eufrosina Pinto, de Glória de Dourados venceu com o projeto ‘Educação Financeira e Sustentabilidade’.
Os municípios de Aquidauana, Coxim, Camapuã e Ponta Porã também aparecem na lista com professores de destaque. (Confira aqui todos selecionados de MS).
Criado em 2005, o prêmio é voltado a professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula. Nesta edição, segundo o MEC, 4.040 professores de todo o país se inscreveram.
De acordo com o MEC, entre vencedores e destaques, há professores de escolas de grandes centros, de pequenas comunidades, com regime de alternância, especializadas em educação inclusiva, com atendimento a jovens e adultos em privação de liberdade, com centenas de alunos e até com uma única sala de aula de turma multisseriada. O vencedor mais novo tem 23 anos e o mais experiente, 65.
Os temas mais recorrente entre vencedores e destaques foram alimentação saudável; inclusão, respeito ao próximo e valorização humana; e meio ambiente e sustentabilidade.
Premiação
O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do MEC com instituições parceiras. Para participar, os professores enviaram um relato da prática pedagógica desenvolvida com seus alunos. Neste ano, serão distribuídos R$ 305 mil aos vencedores que também serão agraciados com viagens educativas pelo Brasil e pelo exterior. As escolas dos candidatos que tiverem experiências selecionadas receberão placas.
Além das etapas estadual, regional e nacional, os professores podem concorrer em uma das cinco temáticas especiais: “O esporte como estratégia de aprendizagem”, “Uso de tecnologias de informação e comunicação no processo de inovação educacional”, “Boas práticas no uso de linguagens de mídia para as diferentes áreas do conhecimento no ensino fundamental e médio”, “Práticas inovadoras de educação científica” e “Educação empreendedora”.
Com informações de Agência Brasil