plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

25 de abril de 2024 - 02:18

MS recebe lote de 242 mil doses de vacina bivalente contra Covid-19

Mato Grosso do Sul recebe nesta sexta (10 de fevereiro) a primeira remessa com 32.400 doses da vacina Pfizer Bivalente contra Covid-19. Este lote inicial irá se somar a uma segunda encomenda de que chega na segunda-feira (13) para reforçar a Campanha de Imunização do Ministério da Saúde Os imunizantes serão entregues aos 79 municípios.

As vacinas serão destinadas a integrantes da primeira fase da Campanha Nacional de Imunização contra a Covid-19: Idosos a partir de 70; pessoas vivendo em instituições de longa permanência a partir de 12 anos; abrigados e trabalhadores destas instituições, imunocomprometidos, comunidade indígenas, ribeirinhas e quilombolas e profissionais da saúde.

A vacina Bivalente deve ser usada somente para dose de reforço.

O esquema vacinal para os grupos prioritários, será de uma dose da vacina Covid-19 bivalente (Reforço) a partir dos 12 anos de idade, para pessoas que apresentarem pelo menos o esquema prévio de duas doses com vacinas monovalentes. O intervalo para doses de reforço com vacinas bivalentes será a partir de 4 meses da última dose de reforço ou última dose do esquema primário (básico) com vacinas monovalentes.

Consideradas de segunda geração, as vacinas bivalentes protegem contra a variante original do novo coronavírus e contra as últimas subvariantes da Ômicron. Esta última é mais transmissível, porém mais branda, com o vírus se concentrando na garganta e não atingindo os pulmões. A variante original é menos contagiosa, porém mais perigosa e mais mortal.

Os imunizantes bivalentes terão frascos na cor cinza para facilitar a identificação. As vacinas da Pfizer usam a tecnologia do RNA mensageiro, em que uma parte da proteína spike, responsável pela fixação do vírus nas células, é injetada para estimular a produção de anticorpos.

Saiba mais sobre esta nova fase de imunização na reportagem de Thiago Frison ao Jornal da Educativa:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *