20 de abril de 2024 - 06:04

MS reajusta 15% piso de professores e paga maior salário do país

Foto: Bruno Rezende

Decreto publicado nesta quinta (2 de fevereiro) pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul atualiza o valor do Piso Salarial Nacional dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública. O salário base passa para R$ 4.420,55, reajuste de quase 15%, passando a valer de forma retroativa a 1º de janeiro.

Conforme estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 16 de janeiro, o novo piso será aplicado aos profissionais que cumprem 40 horas semanais.

Já os professores efetivos da Rede Estadual de Ensino, com carga horária de 40h semanais, recebem R$ 10.318,18, que é o maior salário para professor no Brasil na educação básica.

A tabela da Secretaria de Educação prevê o vencimento inicial e a remuneração com incorporação de  adicionais agregados por tempo de serviço (evolução na carreira) para professores com habilitação Magistério, superior, pós-graduação e mestrado.

De acordo com o Governo do Estado, a meta é continuar a investir na valorização dos trabalhadores em educação, cumprindo o piso salarial da categoria, além de priorizar também investimentos na rede física. “Temos um compromisso inegociável com a educação. E a valorização dos profissionais da educação é parte fundamental desse compromisso”, afirmou o governador Eduardo Riedel.

Ano letivo

As aulas nas escolas estaduais começam no dia 23 de fevereiro. O Governo de Mato Grosso do Sul já tem garantido contratos firmados com fornecedores a entrega de 486 mil uniformes e mais 192,8 mil kits escolares, com vários itens.

Ao todo, o investimento é de R$ 20,3 milhões. Somente em uniformes são R$ 11,3 milhões, referentes a 364.012 camisetas e 90 mil bermudas – cada estudante terá direito a duas camisetas, e os que estão nos anos finais do ensino fundamental receberão também uma bermuda.

Já os estudantes das escolas cívico-militares terão direito a dois conjuntos especiais, compostos por jogo de agasalho (jaqueta e calça), além das duas camisetas e uma bermuda dos alunos da modalidade tradicional.

A Rede Estadual conta atualmente com 348 escolas, alcançando todos os 79 municípios do Estado.

Com informações de Natália Yahn, Comunicação do Governo de MS
Foto: Bruno Rezende/Arquivo