25 de abril de 2024 - 07:31

MS no Rádio: Peões de fazendas e ribeirinhos são treinados para prevenir e combater incêndios

Antecipando-se ao período climático crítico com o prolongamento da seca no Pantanal, o Governo do Estado já decretou emergência ambiental por 180 dias e criou um plano de manejo integrado do fogo. Agora, a Semagro lançou um plano de ações planejadas que, pela primeira vez, integra bombeiros, produtores rurais, comunidades ribeirinhas, Ministério Público e ONGs. Jaime Verruck, titular da Semagro, acredita que essa integração é o que possibilitará a execução de um trabalho mais efetivo na prevenção. Entre as primeiras ações deste plano, estão o cadastramento e treinamento das comunidades e dos peões de fazendas, que recebem noções básicas para evitar o fogo com limpeza das áreas e proteção de suas casas. Nesta semana, a Semagro lança a campanha “Pantanal Sem Cinzas”, um alerta à sociedade de mais um ano crítico e a importância de se evitar novo desastre ambiental e econômico.

Confira as informações com a repórter Katiuscia Fernandes

SINTONIZE – MS no Rádio tem duas edições na Educativa FM 104.7. A primeira edição vai ao ar das 7h às 8h e a segunda edição das 17h30 às 18h30. O público pode participar pelo telefone 3318 1047, WhatsApp (67) 99333 1047 e por meio das redes sociais. Com apresentação de Paulo Yafusso e Mireli Obando (primeira edição) e Joel Silva e Eva Regina (segunda edição), o programa é transmitido também no portal da Rede Educativa (www.portaldaeducativa.ms.gov.br)