plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

29 de março de 2024 - 07:31

MS no Rádio: Embrapa Pantanal desenvolve sistema de alerta de risco de incêndios

Balbina Soriano idealizou sistema com colega de Goiânia (Foto: Arquivo/Diário Corumbaense)

Após o Governo do Estado decretar no início desta semana emergência ambiental em Mato Grosso do Sul, por causa das condições climáticas desfavoráveis, uma boa notícia: Pesquisadores da Embrapa desenvolveram um sistema que alerta para o risco de incêndios na região do Pantanal. A ideia do software é prevenir incêndios florestais, como os que afetaram o Pantanal em 2020.

O sistema que alerta para o risco de incêndios deve diminuir os prejuízos, por vezes irrecuperáveis, na região do Pantanal, que apresenta características de longos períodos de estiagem e com trechos de vegetação favorável à propagação dos incêndios. Uma das autoras da nova tecnologia, a pesquisadora da área de Climatologia da Embrapa Pantanal, Balbina Maria Araujo Soriano, explicou como vai funcionar o sistema, batizado de Saripan.

Os meses de agosto a outubro são historicamente caracterizados como os mais críticos, nas ocorrências de focos de calor no Pantanal, especialmente setembro, que apresenta ventos mais fortes e baixa umidade relativa do ar.

CONFIRA AS INFORMAÇÕES NA REPORTAGEM DE ZILDA VIEIRA

 

 

 

 

 

 

 

SINTONIZE – MS no Rádio tem duas edições na Educativa FM 104.7. A primeira edição vai ao ar das 7h às 8h e a segunda edição das 17h30 às 18h30. O público pode participar pelo telefone 3318 1047, WhatsApp (67) 99333 1047 e por meio das redes sociais. Com apresentação de Paulo Yafusso e Mireli Obando (primeira edição) e Joel Silva e Eva Regina (segunda edição), o programa é transmitido também no portal da Rede Educativa (www.portaldaeducativa.ms.gov.br)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *