Após o número alarmante de mortes de grávidas no Estado, a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul entregou à Secretaria Estadual de Saúde pedido de medidas de atenção à saúde das gestantes e puérperas. Do início do ano até 15 de abril, Mato Grosso do Sul registrou 14 mortes pela Covid-19 somente neste grupo.
A Defensoria também pede uma campanha específica direcionada a este grupo de mulheres, com ampla divulgação, sobre os riscos do coronavírus na gravidez e no pós parto. A Associação de Ginecologia e Obstetrícia de Mato Grosso do Sul também encaminhou circular na semana passada à Secretaria Estadual de Saúde, reiterando a urgência em inserir as gestantes no grupo prioritário para vacinação.
No dia 14, a Prefeitura de Campo Grande abriu cadastro prévio, com até 45 dias, para vacinar gestantes e puérperas contra a Covid-19. mas o calendário para este público específico ainda não foi aberto pela Sesau.
Confira na reportagem de Zilda Vieira para o MS no Rádio:
SINTONIZE – MS no Rádio tem duas edições na Educativa FM 104.7. A primeira edição vai ao ar das 7h às 8h e a segunda edição das 17h30 às 18h30. O público pode participar pelo telefone 3318 1047, WhatsApp (67) 99333 1047 e por meio das redes sociais. Com apresentação de Paulo Yafusso e Mireli Obando (primeira edição) e Joel Silva e Eva Regina (segunda edição), o programa é transmitido também no portal da Rede Educativa (www.portaldaeducativa.ms.gov.br)