28 de março de 2024 - 09:36

MS no Campo destaca importância das plataformas integradas de informações

O MS no Campo desta semana destaca a apresentação, pelo Governo do Estado, das quatro plataformas integradas de informação, com dados e análises de precisão sobre a produção agropecuária, geoposicionamento, meio ambiente, solos e meteorologia para potencializar a produção do agronegócio e fomentar o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso do Sul.

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, ressalta a funcionalidade e a importâncias dessas ferramentas para o processo de desenvolvimento integrado do Estado.

O MS no Campo traz também todas as informações sobre o PIN/MS, o Portal de Informações, uma das quatro ferramentas e a que concentra todas as informações coletadas. O coordenador do projeto pela Agraer/MS, Jadir Bocato, explica que o PIN foi criado para garantir acesso aos dados de mapeamento georreferenciado de Mato Grosso do Sul promovendo a integração e uniformização das áreas de produção e geoinformação dos órgãos estaduais.

E tem notícia sobre os resultados da operação Cervo do Pantanal. Realizada pela Polícia Militar Ambiental (PMA) a operação tem como objetivo coibir os desmatamentos. O chefe da comunicação da PMA, Ednilson Queiroz, faz um balanço dos quatro primeiros meses e deixa um alerta aos produtores rurais.

A “Dica de Segurança no Campo” é com a delegada Sidneia Tobias. E o programa ainda traz a “Agenda Rural” com informações sobre os principais eventos que movimentam o setor agropecuário no Estado e no País.

Semanalmente distribuído para aproximadamente cem emissoras de rádio parceiras, com alcance nos 79 municípios por meio de frequência AM e FM, o programa ainda é disponibilizado para download no portal oficial do Governo de Mato Grosso do Sul, Portal MS. As emissoras têm a possibilidade de veicular o programa no horário desejado, de acordo com pesquisas locais de audiência do público-alvo do produto.

A produção, reportagem e apresentação é da jornalista Katiuscia Fernandes, com edição de Fernando Blank, e conta com apoio da Agência Estadual de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), ambas ligadas à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro). Ouça agora.

Katiuscia Fernandes – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)