19 de abril de 2024 - 09:22

MS mais perto de obter status de área livre de aftosa sem vacinação

Os avanços na erradicação da febre aftosa nos países da América do Sul foram apresentados durante a 43ª Reunião da Comissão Sul-Americana para a Luta Contra a Febre Aftosa (Cosalfa), em Punta Del Este, no Uruguai, entre os dias 4 a 8 de abril.  O evento contou com a participação do diretor executivo da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Roberto Siqueira Bueno.

Foram discutidos por todos os países temas como: Metodologias para caracterização dos sistemas produtivos em uma zona ou país para a transição de status sanitário, Metodologias para caracterização de risco para Febre Aftosa, Sistemas de vigilância de Febre Aftosa na etapa final: Características e metodologias para sua evolução, Gestão de riscos para a redução da vulnerabilidade a Febre Aftosa, A importância dos aspectos econômicos no processo de transação de Zonas Livres de Febre Aftosa e Estratégias para implementação e seguimento do Guia Técnico para a etapa 2016-2020 do PHEFA.

Segundo o diretor executivo da Iagro, o objetivo principal do encontro foi analisar a situação atual do status sanitário do continente, em linha com os desafios do Plano de Ação 2011- 2020. O plano marca a entrada para a última fase, onde os principais desafios da sanidade devem ser tratados como uma prioridade. O plano se constitui em um passo importante para os países e até estados com análises epidemiológicas e metodologias para uma transição da condição de status sanitário. Hoje o Mato Grosso do Sul é considerado estado livre de febre aftosa com vacinação.

“Achei muito produtivo todos os assuntos discutidos e vejo que estamos entrando num período de transição de mudança de status, mas com muita cautela e responsabilidade”, ressaltou o diretor.

Ele enfatizou que a partir do segundo semestre o Mapa vai construir um plano analisando cada estado, cada região para estabelecer os novos circuitos pecuários e assim iniciar o período de transição para retirada da vacinação. “Temos que manter nosso sistema de vigilância atento a qualquer notificação demonstrando transparência nas nossas ações, até porque um sistema de vigilância que não tem suspeitas, passa a ser suspeito”, concluiu.

Sobre a Cosalfa

A Comissão Sul-Americana para a Luta Contra a Febre Aftosa (Cosalfa Nível Ministerial sobre o Controle de Febre Aftosa e Zoonoses (RICAZ V). Em fevereiro de 1973, foi realizada a primeira reunião da Cosalfa e desde então se realizaram 43 reuniões regulares e cinco sessões extraordinárias. O objetivo da Comissão é avaliar o progresso e recomendar ações para os programas nacionais de controle e erradicação da febre aftosa na América do Sul, garantindo a integração regional nas ações de intervenção.

Os 13 países nas Américas, que são membros da Cosalfa são: Argentina; Brasil; Bolívia; Chile; Colômbia; Equador; Guiana; Panamá, Paraguai; Peru; Suriname, Venezuela e Uruguai.

Kelly Ventorim, assessora da Sepaf e Iagro