28 de março de 2024 - 22:17

MS criou 27,7 mil empregos no 1º semestre de 2021

Setor de serviços se destaca na abertura de postos de trabalho, com a geração  de 11.667 empregos com carteira assinada

Mato Grosso do Sul segue recuperando os empregos formais perdidos durante o período de maior impacto econômico da pandemia de Covid-19. Dados do Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados (Caged), mostram que em junho de 2021 foram criadas 3.535 novas vagas de emprego formal.

No primeiro semestre de 2021, Mato Grosso do Sul acumula 27.756 novos empregos. A curva crescente na geração de emprego começou em setembro de 2020, após cinco meses em que as demissões foram maioria. Em janeiro uma leve retração e de fevereiro a junho, o aumento nas contratações é constante.

O setor de serviços é o principal responsável pela recuperação econômica que reflete na geração de emprego, tendo gerado 11.667 vagas entre janeiro e junho. O comércio desponta em segundo, com 6.203 vagas no semestre e a indústria em terceiro com a contratação de 4.391 funcionários. Agropecuária e construção civil geraram 3.156 e 2.339 novas vagas, respectivamente.

O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck destaca que “os números comprovam que há uma retomada da economia”. Para ele, a política estadual de desenvolvimento econômico ao longo dos anos tem refletido na geração de empregos. “Estamos tendo um crescimento sustentável em todos os setores e isso mostra que o empresário está confiante, contratando e produzindo”, afirma.

Dos 21 subsetores analisados pelo Caged, somente três tiveram queda na geração de emprego de janeiro a junho de 2021 comparado ao mesmo período de 2020. A tendência do ano se manteve no mês de junho, com 1.091 novas vagas do setor de serviços, 1.070 do comércio e 706 da indústria.

Também no semestre, Campo Grande se destaca sendo responsável por 9.006 novos empregos, seguido por Dourados com 2.600 e Três Lagoas com 1.529. Bataguassu é o município onde mais empregos foram perdidos no semestre, sendo 187 vagas a menos, seguido por Paranaíba que fechou 95 postos de trabalho.

Priscilla Peres, comunicação Semagro