29 de março de 2024 - 04:54

MS alcança resultados positivos com projetos do BrC, destaca Reinaldo Azambuja

O presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (Brc), governador Ibaneis Rocha (DF), foi reconduzido ao cargo para mais um ano de mandato nesta quinta-feira (27), durante assembleia virtual com a participação dos governadores Reinaldo Azambuja (MS), Mauro Mendes (MT) e Wanderlei Barbosa (TO).

Representantes dos outros estados que formam a autarquia – Goiás, Maranhão e Rondônia – também participaram da sessão.

O BrC é o primeiro consórcio formado por estados do Brasil. Ele foi criado para promover o desenvolvimento regional e individual das unidades federativas integrantes. “Idealizamos o consórcio em 2015 para pensar essa região central do País com suas potencialidades e necessidades, buscando uma integração regional”, ressaltou Reinaldo Azambuja.

Ele ainda destacou avanços obtidos nos últimos anos. “Aqui em Mato Grosso do Sul, quando fizemos as compras governamentais compartilhadas por meio do consórcio, ganhamos em escala e economizamos, só nos medicamentos, 35%. Nos insumos da saúde, foram 36% de economia”, contou o governador sul-mato-grossense, que ainda reforçou a necessidade de avançar em projetos de compras compartilhadas de armamentos, viaturas e materiais escolares.

“Vamos avançar neste ano em pautas coletivas relevantes aos estados, defendendo a região que mais cresce no Brasil”, afirmou Reinaldo Azambuja.

Ainda na assembleia virtual que reconduziu o presidente Ibaneis Rocha ao cargo, o presidente do Banco Regional de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, apresentou o plano de fomento de 2022 da instituição financeira para os estados integrantes do BrC, como linhas de crédito específicas para o desenvolvimento do agronegócio. Os representantes dos sete estados ainda avançaram nas discussões do projeto que prevê parceria com o Ibama para combate aos incêndios.

Bruno Chaves, Subcom
Fotos: Chico Ribeiro