plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

20 de abril de 2024 - 02:59

MPT anuncia 1ª Edição Nacional Virtual do Reconecta 2020

Entre os dias 3 e 5 de dezembro, o Ministério Público do Trabalho realizará a 1ª Edição Nacional do Reconecta, voltada à inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência. O evento será exclusivamente on-line.

Objetivo é ampliar e fortalecer o processo de inclusão das pessoas com deficiência, na criação, produção e exposição de conteúdos

Conferências, debates, palestras e atendimentos serão realizados às pessoas com deficiência sobre temas como educação, trabalho com ambientes inclusivos e acessíveis, ações afirmativas, não discriminação, igualdade de oportunidades, reconhecimento da capacidade civil, lazer, esporte e expressão cultural, liberdade e participação sindical. Também serão discutidas pautas importantes relacionadas ao acesso a serviços públicos.

O evento será gratuito e as inscrições podem ser feitas até́ o dia 20/09. É possível participar como expositores e debatedores com e sem deficiência, órgão públicos, organizações de defesa das pessoas com deficiência, conselhos de direitos municipais, estaduais e nacional, conselhos profissionais, sindicatos, universidades e empresas de produtos de tecnologia assistiva.

Para aderir à ação, basta preencher um formulário com informações e vídeos totalmente acessíveis em libras e com audiodescrição, neste link: http://bit.ly/ParticipaReconecta2020 (copie e cole o link no navegador de sua preferência)

As pessoas interessadas ainda podem se informar pelo e-mail reconecta2020@mpt.mp.br

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

A edição nacional on-line do Reconecta 2020 será justamente em período alusivo ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado anualmente em 3 de dezembro. As atividades acontecem das 10h às 21h.

A data é promovida desde 1992, com o objetivo de gerar maior compreensão dos assuntos relacionados a esse público, bem como mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar das pessoas com deficiência.

Outro ponto essencial, que vai muito além da acessibilidade, é o de aumentar a consciência em torno dos benefícios da inclusão das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, econômica e cultural.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um em cada quatro brasileiros tem algum tipo de deficiência, desde as mais simples até as mais severas.

O que é Reconectar?

Tornar algo acessível não é adaptar. Não é distorcer até ficar “bom”. É repensar, é reconhecer, reimaginar soluções, tecnologias, politicas e produtos para que atendam e satisfaçam a qualquer um, independente de suas condições físicas ou intelectuais. “Isso é um direito e uma necessidade básica do ser humano: ser tratado como igual”, defende o MPT.

Reconecta 2020: Objetivos específicos

Para alcançar a finalidade geral – de promover a inclusão das pessoas com deficiência e sua plena participação na sociedade, o MPT elencou objetivos específicos dos debates e conteúdos inclusivos.

Confira:

Conscientizar a sociedade sobre as condições das pessoas com deficiência e fomentar o respeito pelos seus direitos e dignidade;
Construir parcerias por meio da difusão de informações e boas práticas;
Desenvolver e fortalecer ações nacionais, interestaduais e intermunicipais;
Integrar setores e serviços;
Contribuir com o aprimoramento dos métodos e processos de trabalho desenvolvidos no desempenho das atividades inerentes as atribuições institucionais;
Favorecer a conscientização do importante papel social que desempenham as instituições voltados à garantia dos direitos humanos, incluindo a cidadania, a ética, a justiça e a paz social;
Dar visibilidade, conhecer, demonstrar produtos e serviços para a reabilitação e acessibilidade;
Mostrar as inovações de tecnologia assistiva;
Realizar palestras sobre temas específicos: acessibilidade, avaliação biopsicossocial, educação inclusiva, habilitação profissional, emprego apoiado, cadastro nacional;
Realizar atividades culturais, esportivas e de lazer;
Oportunizar às empresas a apresentação de boas práticas e coleta de currículos para seus postos de trabalho;
Apresentar pesquisas científicas nos diferentes domínios de vida das pessoas com deficiência.

Fonte: Ministério Público do Trabalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *