Movimento Concerto encerra o ano com apresentação da mais antiga orquestra de violoncelos do país

Compartilhe:

O Movimento Concerto encerra sua temporada de 2019, às 19h30, no Teatro Glauce Rocha, nesta segunda-feira (2/12), com apresentações da mais antiga orquestra de violoncelos em funcionamento no Brasil, Fuku Cello Ensemble. O conjunto é dirigido pelo grande instrumentista Ricardo Fukuda. A entrada é gratuita.

O repertório será diversificado e inclui a composição de Heitor Villa-Lobos, Bachianas Brasileiras 5, com participação da soprano Luciana Fischer. Em clima natalino, a orquestra realizará apresentações também em conjunto com o Coral da UFMS. Músicas típicas da época, mesclarão o repertório com trilhas de filmes.

Durante a temporada deste ano, o Movimento fez 13 apresentações na Cidade Universitária e cinco em outros campus da Universidade. Em 2019, os palcos foram compartilhados com convidados de universidades de São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Bahia, e muitas outras orquestras brasileiras e visitantes internacionais.

Para o coordenador do Movimento Concerto, professor William Teixeira, as apresentações possibilitam uma integração grande entre as graduações de música. “Essa integração não apenas tem elevado o nível de qualidade das apresentações, como tem fortalecido as relações institucionais do curso”.

A temporada de 2020 já tem data e repertório definidos. Ela se iniciará em março e o concerto será dedicado às Bachianas Brasileiras de Villa-Lobos. Além de promover a circulação da produção de outras universidades, para William, o Movimento Concerto “aglutina a produção artística fruto de projetos de extensão e pesquisa do curso de música da UFMS”.

Texto: José Câmara (estagiário de Jornalismo-UFMS)


Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *